top of page
  • Foto do escritorMayara Beani

Giro FN: confira um resumo das principais notícias do final de semana

Protestos no Brasil e na França, medalhas olímpicas, incêndios e os 80 anos de uma lenda nacional



Medalhas nos jogos olímpicos A madrugada de domingo foi agitada nos Jogos Olímpicos de Tokio, e o Brasil traz pra casa mais duas medalhas. O nadador Bruno Fratus conquistou a sua primeira medalha olímpica, com 21s57, levou o bronze nos 50m livre.



Foto Rebeca: Reuters / Foto Bruno: Jonne Roriz

Rebeca Andrade, que já tinha ficado com a prata no individual geral, ganhou o ouro no “salto sobre a mesa”, com a média de 15,083 pontos na disputa. A ginasta é além da primeira medalhista brasileira na ginástica artística feminina em Olimpíadas, agora, é também a primeira a conquistar o ouro.


Fim de semana de Fórmula 1 Neste final de semana, o grande prêmio da Fórmula 1 aconteceu na Hungria. A corrida foi agitada, tendo um grande acidente logo na largada. O piloto Valtteri Bottas (Mercedes) após um erro na freada da primeira curva, colidiu com Max Verstappen (Red Bull Racing,) e Lando Norris (McLaren), tirando todos os 3 carros da corrida. Na largada, na contramão das demais equipes, a Mercedes manteve Hamilton com os pneus intermediários, obrigando o heptacampeão a entrar nos boxes na volta seguinte, o que lhe deixou na última posição do pelotão. Após uma corrida de recuperação, Hamilton chegou em 3 lugar, dividindo o pódio com Esteban Ocon (em 1° pela Alpine) e Sebastian Vettel (em 2° pela Ferrari).



Ney Matogrosso faz 80 anos


O cantor Ney Matogrosso completou neste domingo (1), 80 anos de idade. O ícone da Musica Popular Brasileira, com quase 50 anos de carreira, que se iniciaram no grupo “Secos e Molhados”, esbanja vitalidade, com um físico que não se altera há décadas, e uma leveza no lidar com o presente e o futuro. Ney diz não ter medo da morte, e já planeja o seu retorno para a estrada, dando continuidade à sua turnê interrompida pela pandemia. Sem poder pegar a estrada ainda, para comemorar seu aniversário, se presenteou – e aos milhares de fãs – com um novo álbum.



“Achei um jeito de não pirar, que foi gravar um disco. Há muitos anos eu não fazia um disco de estúdio. Minha maneira de trabalhar era primeiro ensaiar o show, fazer o show, e depois gravar. Dessa vez entrei no estúdio sem nem saber cantar direito as músicas.” Ney Matogrosso. O álbum completo tem previsão de chegar às plataformas digitais agora em agosto, mas neste domingo, 4 músicas já estão disponíveis: “Mi Unicornio Azul”, “Se Não For Amor Eu Cegue”, “Gita” (uma versão da célebre música de Raul Seixas e Paulo Coelho) e "Nu Com a Minha Música", que dá nome ao disco. (disponível no Spotfy e AmazonMusic Unlimited).


Manifestações na França contra o passaporte sanitário

No sábado (31) mais de 200mil pessoas foram às ruas na França, em protestos contra o “passaporte sanitário”. Depois de 17 e 24 de julho, este foi o terceiro dia de protestos que segundo o Ministério do interior francês, contou com um volume maior de pessoas. Frases como “Presidente, deputados, senadores, cientistas, jornalistas, são todos covardes” e “liberdade, liberdade” foram observadas durante os protestos. O passaporte sanitário consiste na apresentação de um certificado de vacinação com as duas doses ou um teste negativo para Covid-19 recente, para acesso a diversas atividades como acesso a espaços culturais e de lazer, e em breve, também para frequentar restaurantes e realizar viagens de avião ou trem de longa distância.

A França acaba de superar a taxa de 50% da população vacinada, e tem média móvel nos últimos 7 dias de 21.321 novos casos, com 4,22mil mortos desde o início da pandemia.


Bolsonaro realiza nova motociata em São Paulo No sábado (31), o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), voltou a descumprir as medidas sanitárias provocando novas aglomerações e sem o uso de máscaras cumprimentou e tirou fotos com apoiadores em uma nova motociata, desta vez na cidade de Presidente Prudente, no interior de SP. Estima-se esquema de segurança organizado para o evento custará mais de R$ 300 mil aos cofres públicos. Acompanhado pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP)e pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Bolsonaro voltou a discursar a favor do voto impresso auditável. Bolsonaro participou também, de uma cerimônia de inauguração no Hospital de Esperança (referente ao credenciamento da unidade médica no Sistema Único de Saúde).


Bolsonaro pede sigilo de 100 anos sobre os acessos de seus filhos ao planalto Após uma solicitação da revista “Crusoé”, via Lei de Acesso à Informação (LAI), às informações sobre os cartões de identificação e acesso ao Palácio do Planalto e anexos, a Secretaria-Geral da Presidência determinou o sigilo de 100 anos dos cartões de Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Eduardo Bolsonaro (Sem partido). Segundo a secretaria tais informações dizem respeito “à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem dos familiares do Senhor Presidente da República, que são protegidas com restrição de acesso, nos termos do artigo 31 da Lei nº 12.527, de 2011". A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República disse em nota, que a Lei de Acesso à Informação é quem determina tal sigilo, e ressaltou que o pedido na realidade se encontra em fase de análise pela Presidência da República, em grau de recurso.


Dória alega ter pedido transferência da gestão da Cinemateca

O governador do estado de SP, João Dória (PSDB), declarou na última sexta-feira(30), que durante a sua gestão como Prefeito da cidade de SP, havia solicitado a transferência da gestão da instituição para a administração municipal, mas não teve resposta da União, segundo Dória, o ex-prefeito Bruno Covas teria realizado nova tentativa durante o governo Bolsonaro, mas também não obteve retorno algum. Em seu discurso reiterou que o local seria melhor administrado pela prefeitura e pelo governo do estado em conjunto, repudiando o descaso com a cultura, citou ainda o incêndio do Museu Nacional do RJ, como outro exemplo de má administração. Na última quinta-feira, o galpão da Cinemateca Brasileira na vila Leopoldina foi atingido por um incêndio.



bottom of page