top of page
  • Foto do escritorJulia Mota

Mayra Aguiar e Rebeca Andrade fazem história em Tóquio

A judoca conquistou sua terceira medalha de bronze seguida, enquanto a ginasta garantiu a prata de forma inédita na modalidade feminina



Fotos: Chris Graythen/Getty Images / Jonne Roriz/COB


O Brasil iniciou a quinta-feira com mais conquistas olímpicas em Tóquio. A judoca Mayra Aguiar garantiu a medalha de bronze na categoria até 78kg e a ginasta Rebeca Andrade levou a prata na final individual geral. Com isso, o Brasil soma 7 medalhas e se encontra em 17⁰ posição no ranking.


Após ser derrotada nas quartas pela alemã Anna Maria-Wagner e vencer a repescagem, Mayra Aguiar venceu a disputa pelo bronze contra a sul-coreana Hyun-ji Yoon. Com o triunfo, a brasileira conquistou feitos inéditos, sendo eles: a primeira mulher a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual e em três olimpíadas seguidas (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), além de ser a judoca com mais medalhas no Brasil.


O ouro não veio por pouco, mas Rebeca Andrade se tornou a primeira medalhista olímpica da ginástica feminina do Brasil, com 57.298 pontos na final individual geral. A ginasta ficou atrás apenas da americana Sunisa Lee, que fez 57.433 pontos. Rebeca ainda pode garantir mais medalhas olímpicas nas finais de salto e solo, que ocorrem no domingo e segunda-feira, respectivamente.



bottom of page