Youtube registra recorde de inscritos em canais oficiais de clubes de futebol brasileiros
- Femme News

 - 7 de jul. de 2020
 - 3 min de leitura
 
A plataforma de vídeos somou 1,1 milhão de novos inscritos nas contas oficiais dos clubes, valor cinco vezes maior que a média de crescimento mensal da rede social.
Por Julia Mota

Nesta terça-feira (07), o IBOPE Repucom divulgou em seu site o ranking digital dos clubes de futebol brasileiro do mês de julho. O levantamento mostra que o Youtube e o TikTok tiveram crescimentos expressivos de inscritos para os clubes. Além disso, pela primeira vez, o Youtube concentrou a maioria das inscrições no somatório entre todas as redes no mês, um percentual de 48%.
O Flamengo aparece como líder do ranking, registrando 840 mil novos inscritos no último mês em seu canal oficial, a FlaTv, se tornando o canal que mais cresceu no período. Os inscritos correspondem a quase 80% de todas as inscrições no YouTube entre os 50 clubes brasileiros monitorados e, tudo indica que a grande responsável por esse crescimento foi a transmissão da partida contra o Boavista, em 01 de julho.
No dia da transmissão, o clube somou mais de meio milhão de novas inscrições e alcançou a marca dos 4 milhões de inscritos. Com isso, o canal teve um aumento de 25% em relação ao levantamento do mês anterior, e conta hoje com mais de 4,7 milhões de inscritos. O objetivo principal é ultrapassar o Liverpool, que possui mais de 4,8 milhões de inscritos. Registrando crescimento também no TikTok, Instagram e Twitter, o rubro-negro se destaca como o que mais evoluiu seu alcance digital ao expandir o tamanho de sua base total em 4% apenas no último mês, se tornando o melhor resultado dos 30 maiores clubes do ranking.
O Vasco apresenta um dos maiores crescimentos mensais, a VascoTv registrou 144 mil novos inscritos no período, sendo seu maior crescimento na plataforma de vídeos e correspondendo a mais de 90% de suas inscrições entre todas as redes. Com isso, o canal oficial do clube obteve uma evolução de 28% desde o último mês.
Em seguida aparece o Corinthians, o clube paulista registrou o terceiro maior crescimento com 100 mil novos inscritos. Sendo o TikTok, o principal canal de captação de novas inscrições. Levando em conta apenas as plataformas onde o clube somou novos membros no mês anterior, a plataforma foi responsável por 75% das inscrições do clube. Enquanto isso, no Instagram, o Corinthians foi o segundo time com melhor desempenho, com mais de 25 mil novos seguidores.
São Paulo e Cruzeiro aparecem em 4º e 5º no ranking, para os dois clubes o TikTok também foi a principal fonte de captação de novos inscritos, registrando um percentual de 90%. Com um total de 61 e 58 mil novos seguidores em seus perfis na plataforma, respectivamente.
Além disso, os outros cinco clubes com maiores variações de crescimento em junho, depois do Flamengo com 4%, foram o Vasco (+2,2%), Ceará (+1,9%), Vitória (+1,8%), Bahia (+1,4%) e Fortaleza (+1,3%).
Ainda segundo o IBOPE Repucom, no último mês, a cada dez novas inscrições em redes sociais de clubes de futebol no Brasil, quatro foram no TikTok, somando 1 milhão de novos seguidores entre os clubes com perfis atualmente na plataforma. Entre os 37 clubes que estão na plataforma, o crescimento é mais de três vezes maior que o resultado do Instagram, considerando todos os 50 clubes monitorados. Para 28 dos 37 clubes, a maioria de seus inscritos veio por meio da plataforma, sendo a principal fonte de novos inscritos para 76% dos clubes brasileiros com perfis ativos no TikTok.




Comentários