Uma das maiores investidoras do país passa ações de "neutra" para "venda"
Corretora XP Investimentos rebaixa recomendação de ações da Petrobras. A posição da XP para seus clientes se deu após o presidente Jair Bolsonaro substituir o presidente da companhia petroleira, o executivo Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim de Silva e Luna, na última sexta-feira (19/02).
Em relatório, a corretora XP, de grande influência no país, declarou que "não há mais como defender, rebaixamos para venda", sobre as ações referentes à Petrobras, que até então eram tidas como "neutra". Em revisão do preço-alvo nas ações ordinárias preferenciais, houve uma queda de R$ 32 para R$ 24.
Segundo os analistas Maíra Maldonado e Gabriel Francisco, eles vêem a substituição da presidência da Petrobras como negativa. Para eles, há um grande risco de que, a partir da mudança no comando da estatal, a política de preços de combustíveis siga a linha de "referências internacionais de preços, ou seja, que reflitam as variações dos preços de petróleo e câmbio".
Ainda de acordo com a XP, de agora em diante deve haver uma negociação de "um desconto mais alto em relação ao histórico e a outras petroleiras globais". Além disso, o analista Gabriel Francisco ainda comenta que espera uma "deterioração nos resultados no futuro, não apenas devido às margens de refino mais baixas, mas também devido aos riscos que a Petrobras deva realizar importações de combustível com prejuízo para evitar qualquer risco de desabastecimento no mercado local".
Comments