O atendimento será feito com atendentes em tempo real através do número (61) 99656-5008
O aplicativo de mensagens Whatsapp passou a fazer parte do Ligue 180 para receber as denúncias de violência contra mulher. A medida começou a valer na última quinta-feira (29) e foi anunciada pela ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. "O Whatsapp agora oficialmente faz parte dessa rede de proteção a mulher", informou a ministra durante o lançamento da iniciativa.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, durante os primeiros seis meses deste ano houve um aumento de 1,9% dos casos de feminicídio em relação ao mesmo período de 2019, devido ao isolamento social. Somente em abril, o 180 registrou um aumento de 37% nas denúncias comparando com o mês do ano passado. Apesar da iniciativa pelo Whatsapp ter iniciado depois de vários meses do início das medidas de isolamento social, que acarretou no aumento dos casos de violência doméstica, o canal busca facilitar as denúncias tendo atendimento instantâneo com atendentes reais, possibilitando o envio de imagens diretamente pelo aplicativo para que seja feito o registro da queixa.
O serviço pelo aplicativo também funcionará 24 horas por dia e também nos fins de semana e feriados, como o Ligue 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil, e também poderá atender a mulheres brasileiras que moram no exterior e que passam por alguma violência ou violação dos direitos humanos. A promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Gabriela Manssur, ressalta a necessidade do novo serviço: "O canal fornece informação para essa mulher e o acesso rápido ao sistema de Justiça, porque automaticamente o 180 já tem todo o fluxo para levar essas denúncias para as autoridades competentes, que estão equipadas para emergencialmente salvar essa mulher da violência, com medidas protetivas, prisões em flagrantes, com instrução probatória para uma futura condenação e pode colocar a mulher em toda a rede de proteção, acolhimento e combate a violência".
De acordo com Fernando César Ferreira, ouvidor nacional dos Direitos Humanos, a denúncia pelo Whatsapp poderá ser feita em anônima e garantiu que a Ouvidoria irá manter o sigilo das informações repassadas. Atualmente, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos realiza mais de 12 mil atendimentos por dia, registrando mais de mil denúncias através do Disque 100 e do Ligue 180. Se você conhece alguém que esteja passando por alguma situação de violência, busque os canais de atendimento pelo telefone 180 ou entre em contato pelo Whatsapp no número (61) 99656-5008.
Comments