top of page

Veículos de comunicação formam parceria para divulgar dados de Covid-19

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 8 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Por Jessica Mesquita


Foto: Reprodução

Os jornais O Estado de S.Paulo, Extra, O Globo e Folha de S. Paulo e os portais UOL e G1 se juntam para trabalhar de forma colaborativa em busca de informações dos 26 estados e no Distrito Federal sobre casos de coronavírus, após o governo federal anunciar que não iria mais divulgar todos os dados sobre a Covid-19 no Brasil.


O que seria um papel do Ministério da saúde e do próprio presidente se tornou uma iniciativa inédita entre os veículos de comunicação

"Neste momento crucial, deixamos nossa concorrência de lado por um bem comum: levar à sociedade o dado mais preciso possível sobre a pandemia. Essas informações orientam as pessoas e as políticas públicas. Sem elas, o país mergulha em um vôo cego. O jornalismo cumprirá seu papel" disse o diretor de Redação de O Globo, Alan Gripp.

As equipes de todos os veículos vão dividir tarefas e compartilhar as informações para que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de mortes provocadas pelo Covid-19. O balanço diário será fechado às 20h.

Algumas mudanças foram feitas pelo Ministério da Saúde sobre as publicações dos balanços da pandemia. Eles reduziram a quantidade e a qualidade dos dados. Primeiro, o horário de divulgação, que era às 17h na gestão do ministro Luiz Henrique Mandetta (até 17 de abril), passou para as 19h e depois para as 22h. Isso dificulta ou inviabiliza a publicação dos dados em telejornais e veículos impressos. “Acabou matéria no Jornal Nacional”, disse o presidente Jair Bolsonaro, em tom de deboche, ao comentar a mudança.

Em razão dessas omissões, a parceria entre os veículos de comunicação vai coletar os números diretamente nas secretarias estaduais de Saúde. Cada órgão de imprensa divulgará o resultado desse acompanhamento em seus respectivos canais. O grupo vai chamar a atenção do público se não houver transparência e regularidade na divulgação dos dados pelos estados.

Fonte: G1


コメント


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page