top of page
Marina Marques

Variante brasileira da Covid19 atinge também outros países

Além de infectar os brasileiros, a nova variante do coronavírus tem atingido o país afora


Por Mariana Marques



Créditos: FolhaPE

Na última quinta-feira (11), o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou que foram identificados no estado novos casos de infecção da variante brasileira (Sars-CoV-2). Entre eles, a maioria têm origem de Manaus, onde tem ocorrido o maior surto do Brasil nas últimas semanas.


Alguns casos já foram encontrados em outros estados do país, como em Pernambuco, onde foram confirmados dois casos da nova cepa. Os dois pacientes eram amazonenses e estariam no estado para dar continuidade no tratamento da Covid-19. Infelizmente nenhum dos dois resistiu ao vírus por conta de complicações.


Até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a variante brasileira já se espalhou em pelo menos oito países ao redor do mundo. Em Portugal, por exemplo, já foram identificados dois casos da variante brasileira na última quarta-feira (10), duas semanas após os voos entre os países serem suspensos. Em alguns estudos, pode-se detectar que a variante possui características com mutações altamente transmissíveis detectadas pela primeira vez no Reino Unido e na África do Sul, ambas já presentes em Portugal.


Variante brasileira


A Sars-CoV-2 foi detectada pela primeira vez no Japão, em viajantes que haviam chegado de Manaus, a descoberta foi feita antes da capital amazonense entrar em colapso hospitalar, pela falta de oxigênio. A mutação foi encontrada a partir de reinfecções.


Também conhecida como P.1, a variante brasileira pode se tornar mais dominante, por se espalhar de maneira mais rápida e eficiente, como afirma o Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos e consultor médico chefe do presidente em entrevista para a CNN Brasil.


Segundo o médico, as vacinas que já seguem sendo aplicadas podem ser eficazes contra as novas mutações.


Comments


bottom of page