Vacina em teste produz anticorpo em 90% dos pacientes, anuncia empresa na chinesa
- Femme News
- 15 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
Mesmo laboratório que faz parceria com o instituto Butantan em SP.
Por Eduarda

A empresa chinesa disse que 90% dos pacientes que tomaram a vacina produziram anticorpos do Covid-19.
Essa mesma substancia deve ser testada em pacientes do instituto Butantan, em São Paulo, que fechou parceria com a empresa semana passada.
Ainda não foi publicado nenhum estudo científico com esses resultados. De acordo com a Sovac, 600 pessoa participaram dessa fase, mas nem todas foram vacinadas.
A empresa não disse o número de pessoas que receberam a ‘’CoronaVac’’, nome dado a vacina produzida, Nem mesmo quantas pessoas produziram os anticorpos. Não houve efeitos colaterais severos.
A empresa diz que os anticorpos neutralizam os sintomas da Convid-19 após 14 dias. A microbiologista Natália Pasternak diz que ‘’é bastante provável’’ que a vacine dê alguma imunidade contra a doença, porém não se sabe quanto tempo essa imunidade dura ‘’isso só saberesmos com o tempo’’ diz Pasternak.

Pasternak diz que, por ser uma vacina antiquada em termos de tecnologia, ela trabalha com o vírus inteiro.
"Ou seja, cultivar um vírus respiratório em grandes quantidades. Isso precisa de laboratório especializado, e o custo é alto"
Se o novo coronavírus sofrer alguma mutação, essa vacina já não teria nenhuma eficácia, diz a microbiologista.
"Esse vírus não tem uma taxa de mutação alta, então isso é pouco provável, mas, se acontecer, essa vacina não vai mais servir, e não vai servir para outros vírus", diz.
Comments