Usuários relatam sumiço do Auxílio Emergencial no Nubank e PicPay
- Femme News
- 8 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Clientes afirmam que quantias desapareceram de suas contas
Por Larissa Marques

Na noite desta terça-feira (7) e na manhã de hoje (8), clientes das fintechs Picpay e Nubank mobilizaram e reclamaram nas redes sociais sobre o sumiço de quantias do Auxilio Emergencial transferidos de suas contas para os aplicativos financeiros.
A saber, os beneficiários do auxilio têm utilizado essas fintechs para conseguirem driblar a espera para transferências e saques no aplicativo do Caixa Tem. Para conseguir resgatar o dinheiro antes das datas definidas pela Caixa Econômica, os usuários emitiam um boleto com seu nome e realizavam a transferência de forma imediata. Entretanto, segundo as postagens dos clientes, quantias com valores de R$ 200 e R$ 600 haviam sumido de suas contas.

Em uma nota em sua comunidade, o Nubank disse que: “Ontem, 7, recebemos vários relatos sobre estornos de valores dentro de algumas contas do Nubank. Como esse é um tema muito importante e sempre buscamos ser transparentes com nossos clientes, gostaríamos lamentar o transtorno causado e esclarecer os acontecimentos. Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa”.
Ainda segundo o Nubank, assim que foram informados sobre a situação, comunicaram aos clientes e seguindo recomendações, iniciaram o processo do estorno dos valores que excederam para a Caixa Econômica. Dessa forma, as devoluções foram suspensas assim que identificaram as inconsistências nos dados fornecidos pela instituição financeira federal. Por fim, finalizaram que estão aguardando esclarecimentos da Caixa e os valores já estão sendo devolvidos.
Similarmente, o PicPay fez um pronunciamento em seu perfil no Twitter acerca das falhas relatadas por seus usuários. Afirmaram que milhões de pessoas tiveram sucesso ao concluir a transferência do benefício para o PicPay. No entanto, disseram que por algumas instabilidades com o aplicativo Caixa Tem, algumas dessas transferências não puderam ser feitas e que “Nesse caso, pedimos que tente novamente e, se o valor já foi debitado, seu estorno é realizado pela Caixa”.
Ademais, acrescentaram que seu time está trabalhando para que as operações se estabilizem, adicionaram ainda “Se a sua experiência no PicPay está sendo impactada, asseguramos que faremos o que estiver ao nosso alcance para solucionar o quanto antes”.
Como resposta, em nota ao Estadão, a Caixa Econômica afirma que sobre os relatos de intercorrências nas transações do Caixa Tem para as fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco.
Ainda em nota, ela informa que já foram realizados mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual disponibilizado pelo aplicativo Caixa Tem. Conforme disse, foram processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum tipo de incidente no sistema de cobrança.
Comments