top of page

Uruguai já fez parte do Brasil

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 31 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

Em 31 de julho de 1821, o Uruguai foi anexado ao país e a região foi batizada como “Província Cisplatina"


Por: Andrea dos Santos



Imagem: Multirio


Há quase dois séculos, no dia 31 de julho de 1821, o Uruguai foi anexado ao "Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarve", sob comando do rei Dom João 6º. A região foi batizada de "Província Cisplatina", que significa "aquém do Rio da Prata.


Vamos recordar um pouco da história do Brasil: a região da Cisplatina (atual Uruguai) era um local de tensão e atrito desde o período colonial. A disputa pela Cisplatina teve como marco estipulado pelos historiadores o ano de 1680, quando a Coroa Portuguesa autorizou a construção de um forte na margem oriental do Rio da Prata. 


Em 1816, Dom João VI decidiu por uma nova incursão militar. Cinco anos depois, a região foi incorporada ao Brasil. A Província Cisplatina era uma área estratégica, já que quem a controlava tinha grande domínio sobre a navegação em todo o rio, acesso aos rios Paraná e Paraguai, e via de transporte da prata andina.


A Guerra pela província foi um conflito armado disputando o Uruguai, entre 1825 a 1828. Nele se envolveram o Império do Brasil. A guerra só terminou em 1828, quando foi assinado um tratado de paz. A Cisplatina teve sua independência reconhecida pelos governos do Brasil e das Províncias Unidas do Rio da Prata, passando a se denominar República Oriental do Uruguai.


Referência: UOL educação, Multirio


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page