top of page
Foto do escritorMayara Beani

Turismo espacial: primeiro voo com turistas chegou ao espaço nesta terça-feira

Atualizado: 26 de jul. de 2021

O bilionário dono da Blue Origin, Jeff Bezos, e mais três tripulantes civis foram ao espaço


Foguete NewShepard em lançamento. Fonte: Blue Origin.com

Nesta terça-feira(20), o foguete New Shepard, da empresa Blue Origin, fez seu primeiro voo suborbital sem piloto, levando a bordo 4 tripulantes – o bilionário Jeff Bezos, dono da empresa, os convidados, seu irmão Mark Bezos, a pioneira espacial Wally Funk, de 82 anos e o estudante Oliver Daemen, de apenas 18 anos.



Tripulação 1° voo Blue Origin_Fonte: Blue Origin

O foguete foi lançado de um deserto no Oeste do Texas, às 10h12, a aproximadamente 255 mil pés (cerca de 77Km, após 2min30s do lançamento) a cápsula First Step (compartimento que abriga os tripulantes) desacoplou do foguete, e este iniciou o seu retorno à terra.

A 351.210 pés (107Km, com 4 min após o lançamento), a capsula atingiu o ponto mais alto do voo, extrapolando a marca teórica de 100 km, considerada pelos cientistas como a fronteira espacial, ou o ponto onde “começa o espaço”.




A partir deste ponto, a cápsula iniciou o processo de reentrada na atmosfera, quem queda livre, e após cerca de 10 min de voo, aterrissou às 10h22 no deserto com auxílio de paraquedas e propulsores que próximo ao solo são acionados para desacelerar e tornar o pouso seguro e um pouco mais suave. O foguete, por sua vez, fez seu pouso poucos minutos antes, em pista demarcada no deserto.


Vale reforçar que este foi um voo suborbital sem piloto, o que significa que a cápsula não entrou em órbita terrestre e todo o processo é realizado por computadores. O voo transcorreu sem incidentes e o pouso tanto do foguete como da cápsula foram um sucesso, vale lembrar que ambos são reutilizáveis, e farão parte de novas viagens de turismo espacial no futuro.


O primeiro cliente da Blue Origin, desta nova modalidade de turismo foi o tripulante Oliver Daemen (18), que arrematou sua passagem em um leilão realizado em 12 de junho, pela quantia de US $28 milhões (cerca de 146 milhões de reais). Segundo a empresa, o leilão atraiu mais de 7 mil pessoas de 159 países, e levou apenas 7 minutos para ser arrematado. A Blue Origin diz já estar vendendo novas passagens para viagens especiais, mas pede que os interessados entrem em contato com a empresa.


Este voo, bateu alguns recordes, tendo os tripulantes mais velho e mais novo a irem ao espaço, e ser o primeiro voo civil a ultrapassar a marca de 100 Km rumo ao espaço, mas infelizmente, não foi o primeiro voo civil.


Em 11 de julho, O bilionário Richard Branson, decolou do Novo México, nos Estados Unidos, a bordo do foguete VSS Unity, da sua própria empresa de astro-turismo Virgin Galactic Holding Inc., em um voo de aproximadamente 20 min, tornando-se o primeiro civil a ir ao espaço. Este voo, contou com dois pilotos e quatro especialistas da missão, além de Branson como um dos passageiros.



Tripulação da VSS Unity — Foto: Divulgação_Virgin Galactic

A Virgin, ao invés de foguete utilizou um avião para o lançamento da nave, o avião decolou de uma pista e soltou a nave que atingiu uma altitude de 89 quilômetros, (acima da altura estabelecida nos Estados Unidos para a fronteira espacial, mas abaixo dos 100Km citados pelos cientistas espaciais), após a nave ligou seus motores e depois desceu planando, pousando exatamente no mesmo local de onde foi lançada.





A pretensão da Virgin Galactic é iniciar viagens para turistas em 2022. Pelo menos 600 pessoas já compraram passagens que variam de US $200 mil a US $250 mil.





1 comentário

Én kommentar


Ricardo Drudi Lima
Ricardo Drudi Lima
21. juli 2021

A ciência é maravilhosa, espero estar lá um dia.

Lik
bottom of page