As checagens serão publicadas no site Fato ou Boato e poderá ser acessado sem consumo do pacote de dados
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou nesta quinta-feira (1), parceria com sete agências de checagem que trabalharão na identificação de notícias falsas, as chamadas fake news, durante as eleições municipais 2020. Participam do projeto: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.
O resultado das checagens pelas agências serão publicadas na página "Fato ou Boato", disponível no Portal da Justiça Eleitoral, até o segundo turno (29 de novembro). Todos os sites do domínio da Justiça Eleitoral têm o chamado zero rating, ou seja, poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados, conforme parceria firmada com as operadoras de telefonia.
Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a iniciativa pretende minimizar o impacto da desinformação nas campanhas eleitorais com ajuda da imprensa, que é a principal referência de notícias verdadeiras.
Outro foco de atuação será identificar comportamentos inautênticos na internet, campanhas coordenadas de desinformação.
"Temos procurado monitorar comportamentos muitas vezes provenientes de milícias digitais organizadas hierarquizadamente, com financiamento privado e com atuação concertada para a difusão de mentiras e de ataques às instituições. Estamos nos preparando para enfrentar as campanhas de desinformação", afirmou o presidente do TSE.
Comments