Trabalho voluntário: entenda a importância para o currículo
- Luana Ribeiro
- 22 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Na busca por vagas de emprego ou estágio, participar de trabalhos voluntários pode ser um diferencial

Em cenários de crise como a pandemia, conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho não é tarefa das mais fáceis, principalmente para aqueles que estão buscando o primeiro emprego.
As empresas estão cada vez mais seletivas em seus processos de contratação. Além de vários critérios técnicos e comportamentais, a principal queixa dos estudantes que buscam uma vaga é a exigência de experiência por parte dos recrutadores.
É aí que surge um questionamento: como ter um currículo atrativo sem experiência profissional? Nesse momento entra o trabalho voluntário. Várias empresas e organizações disponibilizam atividades não remuneradas, pois elas funcionam como uma ajuda para os dois lados. A empresa não paga pelo serviço e o empregado consegue desenvolver habilidades e experiência no mercado.
O voluntariado

Segundo a lei do voluntariado, entende-se por trabalho voluntário a seguinte atribuição: “atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública ou instituição privada de fins não lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.”
No entanto, grande parte das pessoas associam o termo “voluntário” como uma espécie de trabalho que engloba apenas organizações não governamentais (ONG 's). Mas apesar desse tipo de organização fazer parte do voluntariado, não é só por meio dele que os estudantes podem encontrar possibilidade de trabalho. Há diversas entidades e empresas precisando de um voluntário para ajudar com as atividades e algumas divulgam as vagas no site ou em suas páginas na internet.
A psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, Júlia Santos, alerta para a intenção que o indivíduo deve ter ao realizar esse tipo de ação. “ É importante destacar que o trabalho voluntário precisa ser desenvolvido não por interesse de horas ou de status, mas por poder contribuir, verdadeiramente, com aquele grupo, pessoa e/ou instituição escolhida”.
Saiba como colocar o trabalho voluntário no currículo
O trabalho voluntário pode ser primordial na busca por uma vaga de trabalho e até um diferencial na hora de montar o currículo. Para a especialista em Recursos Humanos, Aretha Martins, o estudante demonstra várias características profissionais ao ser voluntário: “ O trabalho voluntário entra como um diferencial no currículo porque denota proatividade e interesse da pessoa independente do vínculo empregatício”, pontua.
Aretha dá dicas de como colocar o trabalho voluntário no currículo e lembra da importância de elencar as atividades que foram desenvolvidas. “Se o jovem não tiver nenhuma experiência na carteira ele pode destacar em seu currículo a atividade voluntária como uma experiência profissional, especificando que foi um trabalho voluntário. Mas se ele já tiver trabalhado, recomendo que abra um outro item no currículo destacando o voluntariado”, pondera.
Além disso, a especialista alerta que toda atividade voluntária é válida, mas na hora de colocar no currículo o jovem deve procurar aquelas que se encaixam em seu objetivo profissional.
Por fim, a profissional lembra da importância de unir algumas características para conquistar uma vaga em tempos de crise. Com tantas mudanças em várias esferas sociais, Aretha pontua que muitas empresas estão procurando, além de capacidades técnicas, comportamentos específicos. “O mercado está buscando cada vez mais profissionais com capacidades comportamentais como: capacidade de trabalhar em equipe, boa comunicação, flexibilidade e resiliência”, finaliza.
Ouça nosso podcast sobre como o trabalho voluntário pode ajudar na carreira profissional
Comments