Desde a tarde de sexta-feira, alguns municípios do estado passaram por tempestades com fortes rajadas de vento e granizo
Por Natasha Silveira
Entre a tarde de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), um tornado e chuva forte atingiu pelo menos 25 municípios de Santa Catarina, sendo Irineópolis um dos mais afetados pelo fenômeno. Segundo a Defesa Civil, as tempestades que ocorreram até a madrugada de sábado fez com que 830 pessoas ficassem desabrigadas, 197 pessoas perderam seus imóveis e 16 pessoas ficaram feridas, e ainda não há registros se existem mortes ou desaparecidos.
Os ventos chegaram a 100 km/h, causando falta de energia em 40 mil imóveis. Desde a sexta-feira, as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste passou por uma chuva forte com rajadas intensas e granizado. A Defesa Civil já havia emitido notas de aviso no início da semana sobre as prováveis condições instáveis do tempo e a previsão era de que houvesse temporais e fortes rajadas.
Moradores das localidades informaram que a passagem do tornado durou cerca de um minuto e meio, o que foi suficiente para ocorrer o destelhamento das casas, galpões e outros imóveis. Um casal de agricultores, Rogério Melinski e Marta dos Santos Melinski, disse ao G1 que estavam em casa junto ao filho na hora em que o temporal começou, o telhado da casa deles foi arrancado pelo fenômeno e tiveram seus móveis arremessados para fora.
"Rodeava dentro da casa, amontoou tudo em cima do fogão, rodeava tudo. Eu não me contava vivo mais", disse o agricultor. As famílias se abrigaram na igreja da comunidade.
Uma tempestade de granizo atingiu o Norte do estado e interditou a BR-116 por 15 minutos, chegando a um acúmulo de 15 centímetros na estrada. A Defesa Civil registrou ao menos dois tornados e chuva forte de granizo, principalmente nas regiões Norte e Oeste que foram mais afetadas. No início do mês de junho e final de julho, Santa Catarina já havia passado por tornado, ciclone e chuvas fortes com alagamentos pelo estado, deixando alguns feridos e mortos.
Comments