top of page
Paula Sant'Ana

Superliga europeia: o que sabemos e repercussão

Grandes clubes idealizam torneio independente de entidades reguladoras


Camisa de protesto usada pelos jogadores do Leeds United hoje, em jogo pela Premier (Foto: Getty Images)

O mundo esportivo foi pego de surpresa no último domingo (18), com a declaração de uma nova liga europeia, não vinculada à UEFA. Assim, as organizações envolvidas se opuseram fortemente a Champions League e a forma como funciona atualmente.


Dentre os argumentos, estes clubes visam maior crescimento econômico, além de modelo mais atraente para competição, pois a elite europeia está inserida nesse projeto. Apesar de dividir opiniões, os números apresentados chamam atenção: cerca de € 3,5 bilhões recebidos pelos fundadores, já na primeira temporada. Para "pagamentos de solidariedade", o valor estimado é de cerca de € 10 bilhões em contribuições.


CLUBES PARTICIPANTES


A princípio, o grupo de equipes está restrito a 15, porém, cada edição contará com 20 clubes europeus, sendo os fundadores + melhores classificados da temporada anterior. Fundadores confirmados até o momento: Milan, Juventus e Inter de Milão, da Itália. Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, da Espanha. Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham, da Inglaterra. Além dos divulgados, três equipes misteriosas devem surgir nas manchetes em breve. Porto, Bayern de Munique e RB Leipzig estão entre as teorias de possíveis participantes. Já o PSG recusou a oferta no primeiro momento.


CENÁRIO DE PUNIÇÕES


Quando surgiram as primeiras informações, houve críticas por parte de ligas nacionais na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha que se opuseram desde o início. Na sequência, a UEFA divulgou prováveis punições caso a ideia da Superliga vá adiante. Se prosseguir, além do banimento das competições ligadas à entidade, por apoio da FIFA, também teremos a proibição de que atletas envolvidos não joguem mais a Copa do Mundo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Torcedores do Liverpool protestaram publicamente contra o projeto. Na manhã desta segunda-feira, faixas foram expostas em frente ao Anfield. Fãs envergonhados chegaram a dizer que o clube "morreu" por causa dessa decisão. Um dos manifestos dizia: "Envergonhe-se. Descanse em paz, Liverpool: 1892-2021". Pela Premier League, os Reds empataram em 1 a 1, contra o Leeds, fora de casa. Antes da bola rolar, jogadores do Leeds United usaram camisetas criticando a formação da Superliga: "futebol é para torcedores."


MEMES


Os brasileiros não perderam tempo. Se a ideia permanecer, a seleção brasileira sofrerá algumas baixas na próxima Copa do Mundo. Jogadores importantes como Gabriel Jesus, Alisson, Casemiro, Firmino, Coutinho, Vinicius Jr, etc, não participarão. Enquanto isso, alguns memes circulam nas redes sociais sobre possíveis times para 2022, no Catar. Confira destaques do Twitter:


留言


bottom of page