As Forças Armadas e a Marinha da Indonésia já iniciaram as buscas pelo submarino ao norte de Bali, com auxílio da Índia, Singapura e Austrália
Na manhã desta quarta-feira (21), a Marinha da Indonésia perdeu contato com um submarino após este receber autorização para mergulhar. A bordo do submarino estão 53 pessoas que estavam realizando um treinamento de manobras nas águas ao norte de Bali, uma ilha da Indonésia.
De acordo com informações da mídia local e do Ministério de Defesa do país, o submarino pode estar a uma depressão de 700 metros de profundidade e equipes de resgate informaram que houve um vazamento de óleo próximo ao local em que a embarcação mergulhou. Para ajudar nas buscas, foi solicitada a ajuda da Austrália, Índia e Singapura.
"Perdemos contato cedo, às 3h [horário local, 16h de terça-feira em Brasília]. As tarefas de busca prosseguem e sabemos que a área é muito profunda", informou o porta-voz da Marinha da Indonésia, almirante Julius Widjojono.
Em entrevista à Reuters, o comandante das Forças Armadas Nacionais da Indonésia, Hadi Tjahjanto, afirmou que o contato com o navio foi perdido pela manhã e que foram enviados navios de guerra e dois navios com capacidade de sonar para auxiliar nas buscas. Soleman Ponto, analista militar, também informou à Reuters que ainda é cedo para definir o que houve com o submarino: "Não sabemos ainda se os equipamentos de comunicação quebraram ou se o submarino afundou. Temos que esperar pelo menos três dias."
Pesando 1.395 toneladas, o submarino KRI Naggala-402 foi construído na Alemanha em 1977 e enviado para a frota indonésia em 1981, passando por uma reforma em 2010 na Coreia do Sul que durou dois anos.
Sendo o maior arquipélago do mundo, a Indonésia possui mais de 17 mil ilhas. Além de ilha, Bali também é a província do país, ficando entre as ilhas de Java (a oeste) e Lombok (a leste). As águas da Indonésia abrangem mais de 4 mil km de leste a oeste e quase 2 mil de norte a sul.
Comments