top of page

STF determina que Governo volte a divulgar dados completos da Covid-19

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 9 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

Desde sexta-feira o Ministério da Saúde passou a excluir dados e informava apenas números das últimas 24h


Por Julia Mota

Foto: Rosinei Coutinho / STF

Nesta segunda-feira (8) após análise do pedido dos partidos Rede, PSOL e PCdoB, o ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) ordenou que o Ministério da Saúde volte a divulgar os números completos relacionados a pandemia. Para ele a publicidade é imprescindível.

Na última semana o Governo passou a omitir os dados e informar apenas os números das últimas 24h de contaminados e óbitos. Além de atrasar o horário de divulgação das informações. Essa decisão causou críticas por falta de transparência até mesmo no âmbito internacional. O ministro deu o prazo de 48h para o cumprimento da decisão.


Os dados divulgados pelo consórcio da imprensa nesta segunda-feira indicou um total de 37.312 mortes, 849 novas mortes em 24 horas e 710.887 casos confirmados. O Ministério da Saúde indicou um total de 679 novos óbitos e 15.654 novos casos, somando 37.134 mortes e 707.412 casos.

“A pandemia de Covid-19 é uma ameaça real e gravíssima, que já produziu mais de 36.000 mortes no Brasil e, continuamente, vem extenuando a capacidade operacional do sistema público de saúde, com consequências desastrosas para a população, caso não sejam adotadas medidas de efetividade internacionalmente reconhecidas, dentre elas, a colheita, análise, armazenamento e divulgação de relevantes dados epidemiológicos necessários, tanto ao planejamento do poder público para tomada de decisões e encaminhamento de políticas públicas, quanto do pleno acesso", disse Alexandre.


A ação dos partidos foi motivada pelo argumento de que as medidas tomadas pelo governo em relação aos dados da pandemia violaram o direito à saúde e ao acesso à informação.

コメント


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page