top of page

Spotify retira músicas de k-pop de seu catálogo e fãs ficam revoltados

  • Isabela Oliveira
  • 5 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

A plataforma de streaming entrou em desacordo com uma gravadora sul-coreana e os fãs ficaram revoltados por não encontrarem suas músicas favorita

Os fãs do grupo MAMAMOO, Seventeen, GFRIEND, Monsta X entre outros do k-pop se sentiram revoltados por não encontrar suas músicas. Tudo isso porque houve um desacordo entre a plataforma e a gravadora Kakao M, uma das maiores empresas gravadoras da Coreia do Sul, que fez com que as canções dos artistas distribuídos por ela saíssem do Spotify. O assunto virou um dos mais comentados do mundo neste domingo (28).


Uma das especulações para o ocorrido, como apontou o portal Kpop Chart, foi a chegada do Spotify na Coreia do Sul e a possível divisão de mercado com a Kakao M, que também possui sua própria plataforma de streaming, a Melon.

No entanto, ambas as empresas dizem que a retirada das músicas do catálogo do Spotify não teve ligação com a chegada do serviço no país. Em nota para o F5, a plataforma confirmou que, por causa do vencimento do contrato com a gravadora coreana, “a partir do dia 1º de março de 2021, o catálogo da KakaoM não estará mais disponível” para seus ouvintes.


Vários artistas comentaram como a situação afeta os fãs globalmente. Como foi o caso do Tablo, do Epik High, um dos grupos afetados, que manifestou seu descontentamento por estar nessa encruzilhada. “Aparentemente, por uma divergência com nossa distribuidora KakaoM, o Spotify retirou nosso álbum ‘Epik High is Here’ do serviço global sem nosso consentimento. Independentemente de quem é a culpa, por que sempre os artistas e os fãs são os prejudicados quando as empresas colocam a ganância acima da arte?“


O Spotify reconheceu que a situação é inconveniente para os fãs e afirmou que quer trabalhar para resolver tudo o mais rápido possível. “Iremos continuar fazendo de tudo para continuar trabalhando com distribuidores coreanos, incluindo a KakaoM, e ajudar tanto o mercado da música coreana tanto todo o ecossistema do streaming a crescerem juntos”, declarou.


Já a KakaoM apresentou outra versão, dizendo que o Spotify teria oferecido um novo contrato sobre o licenciamento das músicas para o mercado sul-coreano. “Sem qualquer relação com esse contrato, que ainda está em negociação, recebemos a informação que a liberação da distribuição global das músicas expirou no dia 28 de fevereiro e solicitamos a renovação desse contrato”, afirmou.


Além dos grupos de artistas citados acima, outros tiveram suas músicas tiradas do catálogo, como: CL, GFRIEND, Apink, The Boyz, Sunmi, LOONA, SF9, HyunA, 4minute, VIXX, Infinite, Dreamcatcher, Zico, Beast, Jessi, BTOB, Golden Child, Lovelyz, ONEUS, CNBLUE, LOONA, (G)I DLE, IU, entre outros.


コメント


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page