top of page

Skincare: Conheça os fatos e mitos sobre o assunto

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 12 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Prática rotineira é sucesso entre as blogueiras na quarentena


Por Ana Clara Lopes

Skincare é o termo usado para rotina diária de cuidados com a pele que pode trazer benefícios, mantendo a pele saudável, hidratada, suave, entre outros.

A rotina desses cuidados é muito compartilhada por blogueiras, como Nah Cardoso, Bruna Vieira, entre outras, em suas redes sociais, onde mostram produtos usados e procedimentos, além de mostrar objetos que podem facilitar essa rotina.

Além da rotina com produtos industrializados, receitas caseiras para a pele também fazem muito sucesso pela internet, e por ser uma opção acessível e prática, torna-se uma boa opção para aqueles que não tem facilidade em adquirir produtos dermatologicamente testados.

Porém antes de seguir dicas compartilhadas pela internet é necessário ter um acompanhamento de um dermatologista, para saber a respeito do melhor tratamento para cada tipo de pele, pois alguns produtos podem ser prejudiciais.


O Femme News conversou com a dermatologista Gabriella Mazzarone sobre o assunto, no qual ela reforça que, mesmo os produtos para pele sendo seguros, “devem ser indicados pelo Dermatologista conforme a necessidade de cada paciente”, além de também ser estabelecido uma orientação sobre horários e quantidade.

Gabriella diz que “certos produtos dermatológicos são medicações, como antibiótico e corticoide, e o uso indiscriminado dessas substâncias podem trazer malefícios para saúde, como resistência bacteriana, absorção sistêmica de corticoide com efeitos adversos sistêmicos, formação de estrias e manchas.”

A dermatologista também diz que no inverno o melhor tratamento é a hidratação da pele com produtos adequados, “Nesse sentido, o paciente deve utilizar um sabonete hidratante e um creme hidratante logo após o banho. Esses produtos devem ter eficácia dermatológica, com pH e componentes nutritivos adequados, e existem diversos produtos nas mais variadas faixas de preços.”


Sobre tratamentos caseiros, Gabriella disse a concentração de produtos não é a mesma “Quando fazemos um produto caseiro, não garantimos estabilidade, concentração adequados, e portanto podem haver malefícios, como eczemas, de forma mais frequente que tratamentos industrializados dermatologicamente testados”.

Mesmo tratamentos industrializados também podendo ter riscos, segundo a doutora, são mais confiáveis pois tem-se a garantia da composição e produtos contidos, tanto uma estabilidade da fórmula, que garante uma eficácia maior no tratamento.


A dermatologista ainda deu dicas sobre produtos que podem ser usados para todos os tipos de pele, confira:


  • Água termal: utilizada por todos os tipos de pele, para efeito anti-inflamatório

  • Água micelar: higiene adequada da pele

  • Hidratante corporal

  • Sabonetes e protetores solares: devem ser utilizados por todos, porém há grande variedade de componentes e apresentações cosméticas, devendo ser indicados por um Dermatologista.


Confira a entrevista completa com outras perguntas na integra.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page