top of page
Suellen Martins

Shawn Skelly, veterana militar transexual, participará da equipe de transição de Joe Biden

A ex-comandante da Marinha americana foi a 1ª pessoa trans que recebeu nomeação presidencial para um cargo


Reprodução: Valor Econômico

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, designou Shawn Skelly, ex-comandante da Marinha americana, para participar sua equipe de transição de governo. A veterana será responsável pela avaliação do Departamento de Defesa americano e sua nomeação simboliza o início das mudanças que Biden pretende realizar em sua gestão.


Há três anos, Donald Trump, após falas transfóbicas, baniu pessoas transgênero das Forças Armadas americanas. O comunicado afirmava que elas eram "desqualificadas do serviço militar, exceto sob certas circunstâncias limitadas". O governo declarou que a "adesão ou manutenção" desses indivíduos "apresenta risco considerável à eficácia e à letalidade militar”.


Shawn Skelly já teve uma participação no governo Obama, na Comissão Nacional do Exército e Serviço Público, que faz parte do Departamento de Defesa. Além disso, ela atua como vice-presidente na Out in National Security, uma ONG de ativismo LGBTQIA+.


Durante sua campanha, Biden prometeu criar um projeto de lei para terminar com a discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ no país. Em seu discurso de vitória, ele agradeceu a comunidade, sendo o primeiro presidente eleito da história a fazer isso. Há uma grande expectativa de que o democrata reverta a proibição de transexuais no Exército.

Commentaires


bottom of page