Com oito votos, Omar Aziz foi eleito presidente da CPI e Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da comissão
A CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - vai investigar como aconteceram as ações e omissões do governo federal durante a pandemia da COVID-19. A Comissão teve sua primeira sessão na terça-feira (27/04). À frente da presidência da comissão está Omar Aziz (PSD-AM), senador do Amazonas, estado que sofreu um colapso por falta de oxigênio.
Em entrevista à CNN, Omar Aziz, disse que quer uma comissão extremamente técnica e que não pretende levar para o campo político, pois não trará pessoas de volta e nem ajudará a salvar vidas.
Segundo o senador, o plano de trabalho deverá ser definido na quinta-feira (29), e ainda disse que cobrou um envolvimento da comunidade científica. Já no primeiro dia, já foram recebidos pelo menos 173 requerimentos. Entre as solicitações estão informações sobre pedidos de informações sobre o fornecimento de respiradores, EPIs (equipamentos de proteção individual), medicamentos do “kit intubação” e de oxigênio.
E, nos próximos dias, os quatro ministros que passaram pelo Ministério da Saúde serão chamados para prestar depoimento. O primeiro a ser chamado será o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.
Comments