top of page

Senado aprova adiamento do Enem

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 20 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Projeto de lei recebeu 75 votos a favor e segue para votação na Câmara dos Deputados



ree
Foto: Reprodução

Projeto de lei que adia a aplicação do Enem e outros vestibulares foi aprovado nesta terça-feira (19), devido ao coronavírus. Além do novo projeto, o Senado também aprovou que o Enem, seja em versões impressa ou digital, tenham a acessibilidade necessária para pessoas com deficiência.

Com 75 votos a favor do adiamento do exame e apenas uma oposição, de Flávio Bolsonaro, a proposta segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados, após esse processo será enviada para sanção do presidente Jair Bolsonaro, podendo ele sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar.

O Enem prevê realizar as provas nos dias 1° e 8 de novembro por meio presencial e 22 e 29 de forma digital.


O principal embasamento para o projeto de lei seria a falta de recursos de alguns estudantes para realizar a prova online. Uma pesquisa feita em 2018 pelo IBGE, denominada Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), mostrou que um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet, representando cerca de 46 milhões de pessoas.

Por mais que tenha tido um aumento em relação à 2017, 25,3% ainda não tem acesso à internet e em áreas rurais a diferença é ainda maior chegando a 53,5%.

Já segundo a UNE (União Nacional de Estudantes) 58% das casas não tem computador, 40% dos estudantes não tem espaço adequado para estudar. Classes D e E, 60% não têm internet e na zona rural 56% das casas não tem acesso a rede.


O Ministro da Educação Abraham Weintraub, que defendeu a realização do exame, informou, também nesta terça (19) que fará uma consulta pública com os inscritos para definir se o exame deve ser adiado ou ser prorrogada



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page