O jornal teve acesso às informações que o presidente americano tenta manter escondidas desde que foi eleito
Nos últimos 10 de 15 anos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pagou nenhum imposto federal desde o ano em que foi eleito e em seu primeiro ano na presidência. O valor pago por Trump em 2016 e 2017 foi de um total de US$ 750 (o que equivale a R$4.170), essas informações foram publicadas em uma matéria exclusiva neste domingo (27) no jornal The New York Times, onde tiveram acesso a 20 anos das declarações de Trump e de suas centenas de empresas. Conforme dito pelo jornal, as informações referentes aos anos de 2018 e 2019 não constam na publicação pois não tiveram acesso a elas.
Segundo o advogado da Trump Organization, Alan Garten, “a maioria, senão todos os fatos parecem imprecisos. Durante a década passada, o presidente Trump pagou dezenas de milhões de dólares em impostos pessoais desde que anunciou sua candidatura em 2015”. No entanto, diferentes dos outros presidentes americanos desde 1970, Trump foi o único que decidiu não expor suas informações fiscais e se nega a publicar suas declarações de imposto de renda, chegando até a uma batalha judicial para que não sejam divulgadas. Na reportagem também consta que Trump pagou mais impostos aos países em que suas empresas possuem operações, como Índia e Filipinas, do que pagou nos EUA.
Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca neste domingo, o presidente americano negou a veracidade das informações e afirmou que eram falsas as informações publicadas no jornal. Além disso, Trump disse que "perdeu muito mais dinheiro" do que ganhou durante aqueles anos e disse que daria mais informações a respeito dos seus impostos pagos, mas sem entrar em detalhes. Políticos democratas, procuradores e o jornalismo norte-americano aguardavam por essas informações desde que Trump chegou à Casa Branca.
De acordo com a imprensa americana, o magnata estava perdendo dinheiro antes de se eleger à presidência e existiram boatos de que ele só havia se candidatado para que pudesse elevar novamente sua carreira, que teria dado uma caída após o fim do reality show "The Aprrentice" (O Aprendiz). Porém, Trump venceu a disputa pela presidência.
A informação publicada pelo Times pode desequilibrar a chance de reeleição de Trump, já que as eleições presidenciais estão marcadas para o dia 3 de novembro e o primeiro debate com o seu adversário, Joe Biden, irá acontecer daqui a dois dias. Um dia antes da notícia, Trump havia anunciado nomear a juíza conservadora Amy Coney Barrett, no lugar da magistrada Ruth Bider Ginsburg, o que gerou críticas pela Suprema Corte.
Comments