top of page
Foto do escritorNatasha Sioli

Datafolha: 52% dos brasileiros não culpam Bolsonaro pelas mortes por coronavírus

Em outra pesquisa, 53% acreditam que o país não fez o necessário para impedir o alto número de mortes

Foto: Scarlett Rocha/Mídia NINJA

Um levantamento feito por uma pesquisa do Datafolha, divulgado neste domingo (13) pelo jornal Folha de S. Paulo, apontou que cerca de 52% da população brasileira isenta o presidente Jair Bolsonaro de culpa pelas mortes causadas pela Covid-19.


De acordo com a pesquisa, são 52% os que consideram que o presidente não tem culpa alguma, 38% daqueles que acreditam que Bolsonaro é um dos culpados, mas não o principal, e 8% os que consideram que Bolsonaro é o principal culpado. Somente 2% não souberam o que dizer. Atualmente, mais de 181 mil pessoas já morreram em decorrência da doença desde o início do ano, quando começou a pandemia no país.


A pesquisa foi feita nos dias 8 a 10 de dezembro através do telefone, foram 2.016 pessoas entrevistadas. Na pesquisa anterior, realizada entre 11 e 12 de agosto, os números eram outros, sendo 47% dos entrevistados que consideravam que Bolsonaro não tem culpa. Outros 41% disseram que ele é um dos culpados e 11% consideravam que era o principal culpado, novamente 2% não souberam responder.


Além disso, a pesquisa também mostra que parte da população acredita que o país não tenha se esforçado no combate à pandemia, podendo diminuir o número de mortes. Nos percentuais, cerca de 53% acreditam que o país não fez o necessário para impedir a quantidade de mortes, outros 22% acreditam que o país não poderia fazer nada que evitasse o número de óbitos, para 22% foi feito o necessário para evitar os números de mortos e 4% não souberam responder.



Comentários


bottom of page