Estado do Rio reabrirá 10 leitos de UTI, 29 de clínica médica e 8 de bariátricas
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as atividades do programa estadual de cirurgia bariátrica que estavam suspensos desde 31 de agosto serão retomadas a partir desta segunda-feira (9). A motivação para a paralisação ocorreu após o término do contrato com a equipe coordenadora.
Todos os pacientes do programa que eram atendidos pelo Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes serão agendados e realocados para os 10 leitos de UTI, 29 de clínica médica e 8 de bariátrica que serão reabertas. A provável data de retorno dos exames de tomografia computadorizada é a próxima semana (12)
A equipe médica do hospital já está contatando os pacientes e realizando o reagendamento. Aproximadamente, 6 mil pessoas aguardam na fila de espera para atendimento.
Antes de sua paralisação, eram realizadas 40 cirurgias por mês através do programa. As cirurgias eram feitas por meio de videolaparoscopia, que consiste em um método novo, menos invasivo e mais seguro.
O programa carioca ocorrido no hospital carioca Carlos Chagas tem a sua função voltada para o atendimento de pacientes que se encontram em estado de obesidade mórbida, por isso, seu atendimento conta com um tomógrafo que tem uma abertura maior, como também camas, vasos sanitários e balanças especializadas para aguentam mais de 200 kg.
Comments