top of page
Foto do escritorFemme News

Saiba como e onde fazer doações de cobertores e agasalhos

Com o frio histórico em diversas regiões do Brasil, conheça instituições que doam roupas, mantimentos e cobertores para moradores de rua


Por Beatriz Catão

Foto: Gabriel Di Bella/Metro/Caricaturas e Retratos

Nesta semana, São Paulo está batendo o recorde de dias mais frios do ano de 2020. Hoje, sexta-feira (21), teve previsão de ser a tarde e a noite mais frias do ano. Forte massa de ar polar atingiu o Sul do país e causou neve e geada em algumas regiões. Para quem tem casa, cobertor e comida quente tudo isso pode ser motivo de celebração, mas, para quem não possui esses luxos, há muito sofrimento e dor nessa época do ano.


De acordo com o UOL, o último censo realizado pela Prefeitura de São Paulo apontou que a população de rua aumentou 53% neste período: em 2015 tinha 15.905 e foi para 24.344 em 2019.


Durante o inverno, os moradores de rua, que já sofrem com os efeitos da pandemia do novo coronavírus, precisam lidar com quedas bruscas de temperatura. Infelizmente, é comum aparecer casos de mortes por conta dessas baixas temperaturas, por isso eles precisam da solidariedade daqueles que possuem mais para sobreviverem.


Toda ajuda é válida nesse momento, seja com um agasalho, um cobertor, um par de meias, um moletom, alimentos ou até mesmo dinheiro. Estão espalhadas pelo país ONGs e instituições que recebem todo tipo de doação e fazem a entrega a quem necessita de forma segura e solidária e agora, mais do que nunca, esse tipo de ação é urgente e os pedidos de ajuda estão intensos.


Portanto, o Femme News separou uma lista de locais que estão precisando de ajuda e aceitando doações, tanto de roupas e cobertores quanto financeiras:


1. Programa Pátria Voluntária

O programa iniciou uma ação emergencial nesta quinta-feira (20) para a doação de itens básicos em prol de proteger a população mais vulnerável nesse inverno.

As doações podem ser feitas de maneira direta para o programa, entrando em contato por meio deste e-mail: patriavoluntaria@presidencia.gov.br.

Também há a possibilidade de doar em alguns pontos de coleta que estão distribuídos em nos municípios mais afetados por essa frente fria, basta verificar aqui.


2. SP Invisível - @spinvisivel

Esta é uma ONG que atua há mais de 6 anos com a população em situação de rua, distribuindo kits de higiene e coisas relacionadas.

Atualmente, eles estão com uma campanha de agasalhos e, para colaborar, é só acessar este site.


3. Cruz Vermelha Brasileira - @cruzvermelhabrasileirasp

A Cruz Vermelha é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal é prestar socorro e ajuda às vítimas de guerras e catástrofes naturais. É reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma.

Está acontecendo a campanha “Aquece Sampa”, onde eles fazem a doação de roupas para moradores de rua. É possível procurar um ponto de coleta próximo e doar através desse link.


4. Solidariedade Vegan - @solidariedadevegan

O casal Vivi Torrico e João Gordo criaram esse projeto para distribuir marmitas veganas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estão arrecadando roupas e cobertores na Rua Conselheiro Carrão, 451 - Bela Vista – SP. Para mais informações, basta acessar o Instagram do projeto.


5. Movimento Ruas - @movimentoruas

Este movimento tem como objetivo ajudar moradores de rua com roupas, cobertores, alimentos e produtos de higiene pessoal.

Eles possuem uma ação chamada “Doação de Inverno do Movimento Ruas” e estão aceitando doações através de uma “vaquinha”. Acesse o Instagram deles para mais informações,


6. Pessoas do Bem - @pessoas_dobem

Em prol de ajudar pessoas vulneráveis socialmente, um grupo de amigos de Tatuapé, zona leste de São Paulo, se juntou e está em busca de doações nesta época, independente de quais sejam.

Caso queira ajudar e saber mais, acesse o site da campanha online deles.


7. Coletivo Pretas Ruas - @pretas_ruas

São projetos sociais com foco em mulheres negras em situação de rua e abrigos e ações sociais voltadas para a população em situação de rua. Residem no Rio de Janeiro e, para mais informações sobre as doações, vale a pena dar uma olhada no Instagram e no link para ajudar.


8. Fundação de Ação Social (FAS)

Esta organização realiza, ao longo do ano, o trabalho de abordagem em moradores de rua na capital do Paraná. As assistentes sociais costumam oferecer abrigo e, caso não aceitem, são distribuídos cobertores limpos e secos para eles.

Se quiser saber onde se localizam e ajudar, é só clicar aqui.


9. Anjos da Noite - @anjosdanoite.ong

A ONG atua distribuindo alimentos, roupas e cobertores para a população de rua e há várias formas para ajudar.

Segundo o UOL, é possível fazer depósitos para Banco do Brasil, Agência 1812-0 Conta: 940709-X - Núcleo Assistencial Anjos da Noite, CNPJ: 67.637.231/0001-81. As doações de roupas e cobertores podem ser feitas no endereço: Rua José Teixeira da Silva, 15 - Parque das Paineiras (próximo ao metrô Artur Alvim).

Para acompanhar e saber mais, basta acessar o link do Instagram e o site deles.


10. Algumas entidades parceiras da Prefeitura do Paraná

  • Casa do Bom Samaritano Rua José Fierli, 153 – Vila Marízia Fone: 3339-1379

  • Associação Projeto Pão da Vida Rua Bélgica, 959 – Jardim Igapó Fone: 3343-3529

  • Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS    Rua Jaguaribe, 350 – Vila Nova Fone: 3024-4420

  • Casa do Caminho de Londrina Av. Paul Harris, 1481 (43) 3325-4037

コメント


bottom of page