top of page
Foto do escritorFemme News

Saco de lixo que elimina coronavírus, desenvolvido por empresa brasileira, é aprovado pela Unicamp

A capacidade antiviral do produto foi confirmada pelo Instituto de Biologia. O "Embalixo Antivírus" deve estar disponível nos mercados a partir da próxima semana.


Por Rebeca Kroll


Imagem: Reprodução/Divulgação

Testes realizados pelo Instituto de Biologia da Unicamp comprovaram a eficácia de um saco de lixo, produzido no Brasil, que elimina 99,9% do novo coronavírus. O chamado “Embalixo Antivírus” foi feito usando uma tecnologia inédita e a previsão da companhia é que ele esteja disponível à população a partir da próxima semana.


A universidade testou três amostras diferentes do saco de lixo, cada uma foi colocada em contato com a Covid-19 durante diferentes períodos de tempo. Segundo a virologista e professora titular do Instituto de Biologia da Unicamp, Clarice Weins Arns, em entrevista ao G1, o vírus foi completamente inativado em todas as amostras.


"É um projeto muito interessante. A tecnologia é brasileira e foi incrível observar a capacidade antiviral que o produto tem. O maior benefício disso é para nós, usuários, que podemos levar o saco de um lugar para outro sem risco. O vírus foi totalmente inativado e a contaminação entre a embalagem e o usuário é eliminada. Outra contribuição é que o produto usado para remover o vírus fica no plástico de maneira permanente", disse a professora ao G1.


O procedimento de inativação do vírus ocorre no processo de fabricação do saco de lixo, é colocado um agente antisséptico juntamente ao plástico. O agente age diretamente na membrana do saco de lixo e envolve o material, desse modo quando entra em contato com o coronavírus ele quebra sua estrutura genética e evita a contaminação.


Nos testes realizados pela Unicamp, também se comprovou a eficácia do saco de lixo contra o H1N1 e adenovírus, ambos provocam gripe e outros problemas respiratórios. O saco de lixo também elimina as bactérias que causam mau cheiro, de acordo com o fabricante.


Os sacos de lixo produzidos com essa tecnologia terão cor cinza/prateada de forma que o consumidor possa identificá-lo facilmente. Devem ser fabricados em diferentes “tamanhos”, 15, 30, 50 e 100 litros para serem usados em diversos ambientes.


A capacidade antiviral dos sacos de lixo serve apenas como proteção extra e é imprescindível manter os cuidados essenciais como o uso de máscara e lavagem das mãos ao manusear o produto.


Comments


bottom of page