Além das próximas Olimpíadas de verão e inverno, o país também ficará de fora da Copa do Mundo de futebol
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou nesta quinta-feira,17, que a Rússia não poderá usar seu nome, bandeira e hino nas competições nos próximos dois anos, isso inclui as Olimpíadas de Tóquio e a Copa do Mundo de futebol do Catar, ambas acontecerão em 2022.
A punição foi dada pois, segundo o tribunal, o banco de dados do laboratório que realizou os testes em Moscou foi alterado pelas autoridades Russa antes de entregá-los a investigadores da Agência Mundial Antidoping (WADA) . O resultado desses testes continha prováveis violações de doping. Vale lembrar que, em 2015, foi descoberto um escândalo de doping inconstitucional na Rússia, que tinha apoio do Governo local.
Apesar de estar fora das competições, os atletas e times russos poderão competir caso provem que não estão envolvidos no esquema de doping. No entanto, não irão representar o país. No caso das Olimpíadas, irão representar o Comitê Olímpico Internacional (COI).
A Agência Mundial Antidoping sugeriu medidas mais drásticas, seriam 4 anos de banimento, mas a Corte decidiu reduzi-lo para dois. Além disso, o nome do país poderá estar nos uniformes, desde que “Atleta Neutro” ou “Equipe Neutra” estejam em destaque.
コメント