Rússia anuncia sucesso em testes de ensaios clínicos contra a Covid-19
- Femme News
- 20 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Voluntários para testes contra o novo coronavírus foram liberados hoje na Rússia, mas serão analisados novamente em 4 de agosto
Por Carolina Gandra

A Rússia informou, nesta segunda-feira (20), que o país obteve sucesso nos testes de ensaios clínicos da vacina contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Defesa russo, o segundo grupo de voluntários para os testes desenvolveram imunidade contra a doença, não apresentaram complicações e foram liberados.
Os testes foram feitos em Moscou, no Hospital Militar Central Burdenko, associado com o Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. A vacina para os voluntários ocorreu em 23 de julho, os envolvidos foram liberados hoje e em 4 de agosto eles serão analisados novamente para confirmar a inofensividade e os resultados positivos da vacina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, neste mês, que existem 163 vacinas contra a covid-19 sendo testadas. Segundo a organização, 23 estão em fase de teste em humanos, a fase de ensaios clínicos.
Para chegar a uma vacina, é necessário passar pela fase de avaliação com poucos voluntários adultos, para testar a segurança; pela fase de teste em centenas de pessoas, para testar a segurança e eficácia; e pela fase de testes em milhares de pessoas, para avaliar a segurança e eficácia em cada grupo de pessoas (crianças, idosos, etc.). Após esse procedimento, as agências precisam aprovar a vacina, liberar a produção e a distribuição para as sociedades.
A Rússia tem 776.212 casos e 12.408 mortes, de acordo com dados da atualização de 9h34 da Universidade Johns Hopkins.
Comments