top of page

Robô Perseverance da Nasa é lançado para missão em Marte na manhã desta quinta-feira

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 30 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

A previsão do pouso do veículo espacial é para 18 de fevereiro do ano que vem e espera-se encontrar vestígios de vidas antigas que passaram pelo planeta


Por Natasha Silveira

Foto: Reuters

Na manhã desta quinta-feira, a Nasa enviou o robô Perseverance rumo a Marte em busca de algum sinal de vida, estima-se que o local havia sido um lago há bilhões de anos atrás. O robô partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, e foi lançado às 8h50 da manhã (horário de brasília), a previsão do pouso em Marte está marcada para o dia 18 de fevereiro de 2021.


O robô Perseverance é composto por seis rodas e é equipado com um mini helicóptero e carrega equipamentos para futuras missões tripuladas. Ele também carrega consigo instrumentos para coletar amostras e observar a geologia do lugar e também para transformar dióxido de carbono em oxigênio, para que os humanos possam realizar uma missão no planeta futuramente.


"Estamos todos emocionados. É fantástico", disse Bobby Braun, o diretor de ciências planetárias da Nasa, minutos após o lançamento. Segundo Braun, o foguete já está "quase na rota de Marte", mas ainda será preciso outra "queima de motor" para que, então, o foguete possa sair da sombra da Terra, encontrar o Sol e os cientistas poderão fazer contato com a nave. "Uma vez que fizermos isso, estaremos, de fato, a caminho de Marte", informou o diretor.


"Isso é diferente de qualquer robô que já enviamos a Marte porque tem o objetivo de astrobiologia, estamos tentando encontrar evidências da vida antiga em outro mundo", relatou Jim Bridenstine, administrador da Nasa, em entrevista à agência Reuters.


O robô irá tentar coletar, pela primeira vez, amostras das rochas marcianas e trazê-las de volta à Terra, os materiais serão colocados em cápsulas do tamanho de charutos e serão espalhados pela superfície para que possam ser recuperados no caso de algum outro veículo espacial voltar ao local. O esperado é que o robô lance algumas amostras ao espaço a fim de se conectar com outras naves espaciais para uma possível volta à Terra por volta do ano de 2031.


O local de pouso em Marte foi escolhido por possuir mais chances de encontrar resquícios de vida, a cratera Jezero (onde será o pouso) foi um lago há bilhões de anos e possui um depósito rico em argila. O nome Jezero significa "lago" em diferentes línguas, como o esloveno e o tcheco. O terreno também será fotografado por 19 câmeras para coletar informações a respeito do clima e da geologia de Marte. O instrumento MOXIE será responsável por produzir o oxigênio com base na atmosfera de dióxido de carbono presente no planeta, a conversão será um dos passos para que se possa enviar astronautas para uma missão no futuro.


Os ajustes finais da missão Mars 2020 foram realizados por Daniel Nunes, astrônomo e físico brasileiro, que garantiu todos os detalhes enquanto esteve em casa, de quarentena. Daniel trabalha na Nasa desde 2014 e é o responsável pela produção de um radar de penetração do solo em Marte, ele disse que com "muito trabalho e dedicação" tudo se torna possível, porém é um ambiente "bem competitivo" e "as coisas raramente vêm na primeira vez".


Segundo o carioca, a Mars 2020 será a missão de muitas outras "primeiras vezes" que ocorrerão, essa é a primeira vez que uma sonda irá analisar a geologia de Marte em solo, assim como a primeira vez convertendo dióxido de carbono e oxigênio e também investigação nas crateras de Marte para buscar vestígios de vida anterior.


A Nasa já havia enviado outros dois veículos espaciais, desde o primeiro enviado (Sojourner) em 1997, que foram spirit e opportunity, e estes haviam revelado a geologia de planícies marcianas e conseguiram encontrar evidências das formações passadas de água no lugar. Outros três pousadores (Pathfinder, Phoenix, Insight) também foram enviados com sucesso pela Nasa. "Sabemos que faremos descobertas com o rover Mars Perseverance que nos fará fazer muito mais perguntas, como todas as descobertas anteriores", informou Bridenstine à Reuters.


Comentarios


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page