top of page

Rio de Janeiro atinge maior número de mortes do século em maio

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 28 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

A maior marca no país em um mês foi em julho de 2017


Por Natasha Silveira

Enterro no cemitério de Irajá, no Rio, durante pandemia de coronavírus — Foto: Jorge Hely/FramePhoto/Estadão

No Rio de Janeiro, o mês de maio de 2020 registrou 10.227 mortes e se tornou o mês com maior número de óbitos do século no Estado. As causas das mortes são diversas, mas ainda é um número significativo já que o Estado nunca ultrapassou 7 mil mortes em apenas um mês nas últimas duas décadas. De acordo com o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, não existem registros de um mês que tenha sido tão mortal quanto o mês de maio deste ano.


Todos os dias, o número de mortes pela Covid-19 continua aumentando, e chegamos a mais de 50 mil mortes em todo o país. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e médico sanitarista Daniel Soranz afirma:


"Diferente do que a gente achava anteriormente, que estava se conseguindo achatar a curva e espaçar o número de casos, quando a gente analisa agora o SIM, a gente vê claramente que não se achatou a curva. Muito pelo contrário. A gente teve uma curva super íngreme. Muito mais íngreme do que a gente esperava, e com muitos mais óbitos do que se esperava". Segundo ele, desde o dia 12 de junho os hospitais do Rio não possuem mais filas de espera por leito, ocorrendo também a diminuição dos casos de internação pelo vírus. Acredita-se que o "pico" da pandemia já tenha passado após análise feita nos números de casos e mortes pela Covid-19.

Gráfico: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)

Entretanto, o número de pessoas que vieram a óbito em casa também aumentou em comparação ao ano passado. Conforme registrado pelo Sistema de Informações de Óbitos do SUS, em abril e maio deste ano houveram 2.843 mortes em casa, totalizando 80% a mais que no ano passado na mesma época onde o número de mortes chegou a 1.573.


Com o atendimento hospitalar dando prioridade aos casos da Covid-19, muitas pessoas tiveram dificuldade em conseguir atendimento para outras enfermidades e diversos pacientes com câncer ainda enfrentam espera para cirurgias e tratamentos, de acordo com números do SUS, o número de pacientes com câncer que morreram em casa durante abril e maio chegou a 280, enquanto nos mesmos meses do ano passado foram 113 mortes.

Comentários


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page