Reabertura de shopping gera aglomeração no Rio de Janeiro
- Femme News
- 23 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Após pesquisa feita na Zona Oeste do estado, os casos de contaminados assintomáticos chegam a 53%
Por Natasha Silveira

Apesar da reabertura dos shoppings centers no Rio de Janeiro ter sido há 2 semanas, ainda é possível encontrar algumas aglomerações em alguns shoppings e lojas do estado. Como, por exemplo, no West Shopping, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, as portas se abrem para o público às 11:30 da manhã e as lojas ao meio dia, entretanto, algumas pessoas chegam ao local a partir das 10:00 horas aguardando pela abertura, e após a entrada se aglomeram em frente algumas lojas esperando para entrar.
Sem evitar manter uma distância segura, algumas pessoas ainda chegam ao local sem a máscara ou a usam no queixo enquanto
conversam entre si, ignorando as medidas preventivas recomendadas. O uso do álcool em gel é feito regularmente, mas as mãos vão os olhos, a boca e ao nariz enquanto encostam onde puderem para aguardar a abertura do shopping.
Desde que foi iniciada a flexibilização do isolamento, os casos na capital passaram a aumentar significativamente com o passar dos dias, mais de 8 mil novos casos foram registrados entre o dia 14 e dia 20. Alguns especialistas temem que este seja um alerta dos efeitos da flexibilização, já que a população ignora as medidas de distância que devem ser mantidas para evitar aglomeração e o contágio do vírus.
A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou uma pesquisa em dois bairros e quatro comunidades do Rio na última segunda-feira (22) e indica que 52% da população testou positivo para Covid-19 e são assintomáticos. Cerca de 16% da população apresentou apenas um sintoma enquanto 11% apresentaram dois sintomas da doença, 53% dos contaminados, na faixa etária entre 18 e
29 anos, não possuíam nenhum sintoma.
Nos EUA, onde a flexibilização já está mais avançada do que no Brasil, também tiveram um avanço nos números de infectados em alguns estados do país e estão em alerta sobre uma segunda onda de contaminações pelo país. Na Alemanha e na Grécia, decidiram reimpor o confinamento devido ao surgimento de novos casos após o relaxamento das medidas preventivas da pandemia. E em Portugal, voltaram atrás na decisão de retomar as atividades em Lisboa, onde possui mais casos da doença, para evitar uma nova onda de transmissão do vírus e reduziram o limite de reuniões para 10 pessoas, no resto do país a medida continuará sendo de 20 pessoas em reuniões.
Comments