top of page

Reabertura das escolas em meio à pandemia

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 14 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Estados analisam a possibilidade da volta às aulas no segundo semestre de 2020 e divulgam previsão de datas


Por Beatriz Catão

Foto: Pixabay / Tribuna do Paraná

Devido a flexibilização da quarentena em diferentes estados para movimentar a economia do país, muitos governadores começaram a discutir possíveis datas de reabertura das escolas. Isso vale tanto para escolas particulares quanto públicas, então a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) e a Secretaria de Educação divulgaram calendários com as previsões, alinhando com o anúncio de cada estado.


De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas públicas retomarão no dia 31 de agosto e passarão por algumas fases. A primeira ocorrerá nos dias 3 até 14 de agosto, que será realizado testes para covid-19 nos professores. Entre 17 e 28 de agosto terá a ambientação presencial com a formação para protocolos de segurança, lembrando que quem se enquadrar nos grupos de risco ou apresentar sintomas da covid-19 não retornará, mas seguirá com as atividades on-line ou com materiais impressos.


Depois disso, os estudantes voltarão, também em etapas. Os primeiros a retornarem serão os alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) no dia 31 de agosto. Em 8 de setembro, será a vez dos estudantes do ensino médio e, em 14 de setembro, dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Já os dos anos iniciais retornam em 21 de setembro. As crianças da educação infantil possuem a data prevista para 28 de setembro e as da educação precoce e classes especiais, em 5 de outubro.


Todos os protocolos serão cumpridos para garantir a segurança de todos, como a distância entre os alunos na sala e a proibição do uso de bebedouros, e todas as datas estão sujeitas a alterações, pois, segundo Samuel Fernandes, diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), “ninguém hoje pode prever quando esta pandemia passará ou quando começará a diminuir o número de casos de infectados e de mortos”.


Já segundo a FENEP, alguns estados já abriram suas escolas, como a cidade de Manaus, no Amazonas, e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Em Mato Grosso também abriram, mas tiveram que fechar devido ao aumento no número de casos no estado.


Confira as datas previstas de cada estado para o retorno às aulas:

Foto: Divulgação FENEP

Também foi divulgado nesta segunda (13) que escolas que oferecem cursos de idiomas, informática, reforço escolar, artes e dança no estado de São Paulo já poderão reabrir para aulas presenciais nas cidades que estão na fase amarela de flexibilização, mas apenas com 40% do número de alunos matriculados.

Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page