Por Andrea dos Santos
Doleiro Dário Messer e condenado a 13 anos de prisão
Segundo o portal de notícias G1, o doleiro Messer foi condenado na segunda-feira (17), pela Justiça Federal do Rio de Janeiro a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado no processo da Operação Marakata, desdobramento da Lava Jato no Rio, pelo crime de lavagem de dinheiro. O veredito do juiz Alexandre Libonati de Abreu, da 2ª Vara Federal Criminal do Rio, não permite que Messer recorra em liberdade. Dário só terá seu mandado de prisão expedido após a pandemia do novo coronavírus.
Bolsonaro defende aumento do orçamento com os gastos militares de 2021 ser maior do que com o da Educação
O Presidente Jair Messias Bolsonaro deverá dar explicações do teto de gasto com a Defesa ser maior do que com a Educação. Segundo o Estadão, Presidente defendeu aumento do orçamento com os gastos militares em um ano. A intenção do governo de Bolsonaro de reserva orçamentária de 2021 para as despesas com militares R$ 5,8 bilhões a mais do que o total previsto com a Educação no país. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, minimizou na segunda-feira, (17), o fato de o governo prevê mais recursos no ano que vem para o Ministério da Defesa do que para o da Educação. A proposta orçamentária está nas mãos da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes.
PCC domina cargos públicos e licitações na grande São Paulo
A Polícia Civil de São Paulo em investigação constatou atividades PCC (Primeiro Comando da Capital), nível de organização e perspicácia no poder público é semelhante ao das máfias italianas. Segundo o Estadão, eles não só dominaram o setor de saúde de uma cidade da Grande São Paulo, como também dominavam a coleta de lixo, fraudavam licitações, empregavam seus protegidos no governo. A Operação Soldi Sporchi (dinheiro sujo, em italiano), deflagrada pelo 4.º Distrito Policial de Guarulhos, dissipou a organização criminosa PCC que agia em Arujá, cidade com 90 mil habitantes na Grande São Paulo.
Mec dará internet para alunos baixa renda
Após cinco meses da suspensão das aulas presenciais em devido a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) anunciou na segunda-feira, 17, programa de fornecimento de dados de internet para que estudantes de baixa renda de universidades e institutos federais acompanhem o ensino a distância. No início, o programa vai atender 400 mil alunos com renda mensal familiar por pessoa até 0.5 salário mínimo (R$522,50), em duas modalidades. Segundo o MEC, o programa vai entrar em vigor em agosto para estudantes das 25 universidades e 16 institutos federais que já retomaram o ensino de forma remota.
Sara Winter pode ser presa por expor dados de uma criança redes sociais
Segundo o portal de notícias UOL, Sara Winter, corre o risco de voltar à prisão depois de expor dados de uma criança de dez anos publicamente nas redes sociais, com o nome da menina e o endereço do hospital aonde ela faria o aborto autorizado pela Justiça, que engravidou após sofrer abuso sexual por quatro anos. A Justiça do Espírito Santo determinou, em decisão liminar (provisória), que Facebook, Twitter e Google Brasil retire do ar postagens em que a militante de extrema-direita, Sara Winter, expôs uma criança de 10 anos. A divulgação é uma violação do Artigo 17 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que assegura a preservação da identidade da criança, bem como uma violação do Artigo 286 do Código Penal, que proíbe incitar publicamente a prática de crime.
Commentaires