Questão de inglês do primeiro dia de prova (17) tem gabarito questionado e criticado por negar existência de racismo
No penúltimo domingo (17) foi realizado o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A 1ª fase contém 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e da Natureza e uma redação. O gabarito oficial saiu nesta quarta-feira (27) e causou revolta entre os participantes devido a uma questão de inglês que se tratava de uma pauta social. Confira:
No gabarito oficial, até então sem correções, a opção D era a correta, com isso, participantes contestaram por não haver sentido ou justificativa coerente para a resposta.
No Twitter, internautas apontaram racismo do Inep ao não definir de imediato a alternativa C como verdadeira uma vez que, segundo interpretações, o posicionamento da cliente em se recusar a relaxar o cabelo demonstra uma atitude de resistência contra um padrão de beleza racista.
O ENEM atinge milhões de brasileiros por todo o país, e sendo contribuinte da educação, tem como função social estimular o pensamento crítico. A indignação dos participantes é baseada na influência e no fomento de um pensamento que invalida o racismo na mente da população.
Participantes pediram a revisão ou anulação da questão e apontaram mais erros nas provas dos dois dias. Hoje (28), o Inep atualizou o gabarito e modificou para a alternativa C como a correta, mas sem pronunciamento de retratação.
O Inep já anulou 2 questões até agora, uma de ciências da natureza e outra de matemática. As questões anuladas foram:
Prova amarela: questão 114 em ciências da natureza e 141 em matemática
Prova azul: questão 135 em ciências da natureza e 157 em matemática
Prova cinza: questão 129 em ciências da natureza e 156 em matemática
Prova rosa: questão 94 em ciências da natureza e 143 em matemática
Yorumlar