Em apenas um dia, 42% dos idosos com 68 anos receberam vacina contra a covid-19 em São Paulo
Na última sexta-feira (2), a Prefeitura de São Paulo aplicou a primeira dose da vacina em cerca de 34 mil idosos com 68 anos, representando 42% desta faixa etária. A previsão para que essa idade fosse vacinada era para a primeira segunda-feira de abril, porém o calendário foi antecipado, imunizando os idosos mais cedo.
O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, acredita que na segunda-feira (5) terá finalizado a vacinação desta faixa-etária, devido ao número expressivo pela procura de imunização. “Foram 21 mil pessoas vacinadas nas 80 Amas e 13 mil pessoas nos 19 drive-thrus”, relata o secretário.
A previsão de segunda-feira também é começar a vacinar os profissionais da segurança, como policiais civis e militares, polícia científica e a guarda civil municipal, que devem ser imunizados nos batalhões.
Além disto, mais 13 categorias de profissionais da saúde com mais de 52 anos passam a ser imunizados, como médicos, biólogos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros. O secretário de Saúde afirma que irá aumentar em duas vezes os locais fixos para vacinação, sejam postos e áreas de saúde, como os drive-thrus, podendo vacinar o mais rápido possível.
A Secretária Municipal da Saúde recomenda que para evitar a aglomeração, para que realizem um pré-cadastro e preenchimento pelo site Vacina Já, agilizando em até 90% o tempo de atendimento para a imunização.
Lembrando que, a imunização acontece 14 dias após a segunda dose, é importante manter o uso da máscara e todos os cuidados necessários, até completar o tempo necessário para o efeito da vacina.
Comments