top of page
Marina Marques

Quase 30% dos brasileiros buscaram ajuda para saúde mental em 2020

Entre agosto e outubro do ano passado, muitos brasileiros buscaram ajuda de psicólogos e psiquiatras


Créditos: Psicólogos Berrini

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde apontou que, 30% dos brasileiros buscaram ajuda de profissionais da saúde mental, de psicólogos e psiquiatras, entre os meses de agosto e outubro de 2020. Outros 34,2% não procuraram profissionais, mas contam que gostariam de ter o apoio médico. As causas desta procura seria para lidar com a ansiedade e o estresse.


Nos últimos anos, a busca por profissionais da área cresceu significativamente, porém, os medos e incertezas causados pela pandemia mundial fez com que mais pessoas buscassem por ajuda de profissionais da saúde mental. Pesquisas no Google por atendimentos psicológicos e atendimentos psicológicos online mais que dobraram comparando um mês antes da primeira quarentena no Brasil:

Fonte: Google Trends

Onde encontrar ajuda profissional?


A busca por atendimentos psicológicos e psiquiátricos ainda não é acessível para muitos brasileiros, por conta disso, muitas plataformas têm disponibilizado maneiras de encontrar esses profissionais com um valor menor ou de graça, um deles foi feito pelo G1, um mapa interativo onde é possível buscar apoio psicológico, por cada Estado.


Além do G1, plataformas que podem lhe ajudar a encontrar profissionais com valores sociais são, a Rede de Apoio Psicossociais (Raps), feito pelo Ministério da Saúde, reunindo informações de cada estado, o Psi Social, reunindo profissionais do Brasil todo e o aplicativo Vibe Saúde, também formado por especialistas da área.

Comments


bottom of page