top of page
Foto do escritorJulia Mota

Quarto árbitro é acusado de racismo em jogo entre PSG X Istanbul Basaksehir

Após o ocorrido, as equipes decidiram abandonar o gramado e a partida foi suspensa

Foto: Ian Langsdon/EFE

A partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, nesta terça-feira (08), pela fase de grupos da Champions League, foi marcada por uma confusão envolvendo um caso de racismo. O 4º árbitro do jogo, Sebastian Colţescu, foi acusado de dizer ofensas racistas contra Pierre Webó, membro da comissão técnica do time turco.


Tudo começou antes da primeira metade do primeiro tempo, aos 13 minutos. Segundo relatos, após reclamação do banco de reservas do Istanbul por um cartão amarelo para o lateral Rafael, o quarto árbitro teria dito para o juiz principal: “Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim", se referindo a Webó.


Nesse momento, tanto Webó quanto o atacante Demba Ba se revoltaram e foi onde a confusão começou, inclusive ambos chegaram a ser expulsos. O jogador turco disse em direção ao quarto árbitro: “Você nunca diz ‘esse cara branco’, você diz ‘esse cara’. Então por que você está mencionando ‘cara preto’? Você tem que dizer ‘esse cara preto’? Por quê?!"


Após a expulsão de Demba Ba, o atleta saiu de campo inconformado e pedindo para que os outros jogadores deixassem o gramado. Neymar e Mbappé chegaram a dizer que não iriam jogar se Sebastian Colţescu continuasse em campo. Com o jogo paralisado, os jogadores das duas equipes decidiram abandonar a partida.


A página oficial do Istanbul no twitter divulgou uma postagem de combate ao racismo, que foi repostada pelo PSG. Mbappé também fez uma postagem demonstrando apoio a Webó.

A Uefa tentou retomar a partida, mas os jogadores se recusaram a retornar ao campo. Em conversa com os dois clubes foi decidido que o jogo seria suspenso e aconteceria novamente amanhã, às 18h55 (horário local), com uma nova equipe de arbitragem. Em nota, a entidade diz que irá investigar o ocorrido.



Comments


bottom of page