Depois de prometer moderação, o grupo recorre à repressão violenta e deixa também 12 feridos
Um grupo de manifestantes foi às ruas em protesto contra o regime Talibã nesta quarta-feira (18), na cidade de Jalalabad, próxima à fronteira com o Paquistão. Com a bandeira do Afeganistão em mãos, os manifestantes fizeram um alvoroço depois que extremistas substituíram a bandeira afegã de um monumento da cidade pela bandeira do movimento Talibã.
Os fundamentalistas responderam de forma violenta. Depois de atirarem para o alto numa tentativa falha de dispersar a multidão, o grupo passou a agredir os manifestantes e atirar diretamente.
Veja imagens abaixo:
No dia anterior, o porta-voz do grupo tinha prometido em coletiva de imprensa uma abordagem mais moderada. O protesto terminou com três mortos e pelo menos doze feridos.
A rede de notícias Al Jazeera afirma que os protestos estão se disseminando em outras cidades do Afeganistão e relatou eventos parecidos na cidade Khost, também próxima à fronteira paquistanesa. Nas redes sociais, vídeos de pessoas carregando a bandeira afegã já começaram a se espalhar.
Apesar de ainda não poder afirmar se atos como este se espalharão para o restante do território afegão, jornalistas locais dizem que os extremistas estão tensos com a possibilidade.
Vídeos clandestinos revelam uma caravana gigantesca de motocicletas em Panjshir, província ainda não tomada pelo Talibã. Nos vídeos, motociclistas carregam a bandeira do grupo que enfrentou os radicais talibãs entre 1996 e 2001, a Aliança do Norte. O grupo está sendo chamado de “exército de resistência” do autoproclamado presidente interino, Amrullah Saleh, ex-vice-presidente do Afeganistão. O Talibã ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Comments