top of page

Projeto organizado por estudantes busca doações para abrigo de animais

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 5 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB) lançam o projeto “Uma patinha lava a outra” com o objetivo de ajudar um abrigo de animais na pandemia


Por Rebeca Kroll

Reprodução: Instagram

A pandemia do coronavírus interrompeu muitas ações sociais devido a necessidade do distanciamento social. Com isso em mente, a Atlética Indomável do curso de Medicina Veterinária da UnB adaptou seu trote solidário para o projeto “Uma patinha lava a outra”. O projeto busca arrecadar doações monetárias de forma virtual para ajudar um abrigo de animais.


Antes da crise de saúde, os calouros que ingressavam no curso de Medicina Veterinária faziam parte de um trote solidário. A ação consistia na arrecadação de dinheiro através de rifas e na visita a um abrigo de animais, no qual os estudantes davam banho nos animais, auxiliavam na medicação e limpavam o local. Diante da impossibilidade de realizar a ação esse ano, a iniciativa “Uma patinha lava a outra” surgiu para que os estudantes possam continuar a ajudar esse abrigo.


O abrigo é administrado pela Maria Inês, uma senhora de 65 anos, que começou a resgatar animais de rua em situação de vulnerabilidade e levar para casa. Após seus vizinhos começarem a jogar veneno em sua casa e vários animais morrerem por conta disso, ela se mudou para um lote doado e o abrigo se mantém lá em condições precárias.


Cerca de mais de 100 animais moram no abrigo que recebe ajuda do curso de veterinária há três anos. “Geralmente os animais são resgatados da rua, mas muitas vezes são abandonados na porta do abrigo e tem que ser levados ao veterinário, visto que muitos chegam atropelados ou acabaram de parir filhotes. Depois da reabilitação dos animais eles são postos para adoção, mas muitos deles continuam lá.” conta Maria Gabriela Martins dos Santos, fundadora da iniciativa.


De acordo com Maria Gabriela o dinheiro arrecadado através do projeto será destinado a reformas que o abrigo precisa, medicamentos, consultas ao veterinário e ração, o abrigo usa de 25 a 30 kg de ração por dia. Apesar da procura por animais ter aumentado na pandemia o número de abandonos também aumentou. “Os abrigos estão com superlotação, a mesma demanda para sair está sendo para a que chega então os abrigos não se esvaziam e a pandemia torna mais difícil a manutenção deles.” lamenta Maria Gabriela.

Maria Gabriela no abrigo de animais (Fonte: Arquivo pessoal)

Maria Gabriela também destaca a importância do projeto, segundo ela visitar o abrigo abre os olhos para a situação que muitos animais se encontram. “É muito bom poder ajudar, a quantia que arrecadamos pode não ser muita para alguns, mas para lá é extremamente necessária, podemos levar ração por um mês ou ajudar algum animal em estado grave no hospital e também ajudamos a Maria Inês que muitas vezes tira dela para dar aos animais” complementa.


Para doar basta fazer uma transferência para o projeto em qualquer valor. Estão disponibilizadas contas Nubank. Banco do Brasil, Caixa Econômica e PicPay. Para mais informações de como ajudar e doar acesse o instagram @umapatinhalavaaoutra e @atleticaindomavel.




Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page