Em 2019, quase 100 milhões de beneficiários tiveram ajuda em 88 países
Nesta sexta-feira (9) o comitê Nobel da Noruega anunciou que o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) é o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2020, por seus esforços para combater a fome e melhorar as condições para a paz em áreas atingidas por conflitos. A agência da ONU receberá o reconhecimento pelo amparo de alimentos fornecida a milhões de pessoas em todo o mundo, em particular durante a pandemia do novo coronavírus.
O comitê do Nobel da Paz ainda destaca que diante da pandemia, o Programa Mundial de Alimentos demonstrou “uma capacidade impressionante” de intensificar seus esforços. Em seu Twitter o diretor-executivo da agência, David Beasley, disse que a notícia era “inacreditável.” De acordo com David, isto apenas acontece devido “à família do PMA, que estão nos lugares mais complicados do planeta, onde existe guerra, conflitos, extremos climáticos, não importa, eles estão lá e merecem este prêmio.”
Cerca de 135 milhões de pessoas sofreram de fome aguda em 2019, um recorde em anos. A guerra e os conflitos armados são apontados como os principais responsáveis pela situação. O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,1 milhão, e será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.
Comments