Mesmo sem desfile, apoiadores foram ao evento e tiraram fotos com o presidente e a primeira-dama
Por Natasha Silveira
O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro participaram, nesta manhã (7), da cerimônia de comemoração do 198º aniversário de 7 de setembro no Palácio da Alvorada, apesar do desfile cívico-militar do dia da independência do Brasil ter sido cancelado por causa da pandemia de Covid-19 no país.
O presidente chegou ao local no Rolls Royce presidencial sem usar a máscara de proteção e estava junto a algumas crianças no veículo, algumas também sem a máscara. Antes de se juntar às outras autoridades, Bolsonaro se aproximou do público nas grades e tirou fotos com seus apoiadores, que estavam segurando as bandeiras do Brasil, dos EUA e de Israel. Antes de se iniciar a cerimônia, a primeira-dama permaneceu com a máscara enquanto falava com o público que compareceu no evento, entretanto, também se aproximou das pessoas para tirar fotos, tocou em suas mãos e encostou nos celulares, causando grande aglomeração das pessoas na grades.
Cerca de 800 pessoas puderam assistir à cerimônia, segundo o que foi informado pela Secretaria de Comunicação, e o evento contou com a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e de alguns ministros do governo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, preferiu não comparecer ao evento após seu último desentendimento com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Foi tocado os hinos Nacional e da Independência, tiveram o hasteamento da bandeira e a apresentação dos aviões da Esquadrilha da Fumaça.
Por orientação do Ministério da Defesa, as Forças Armadas não puderam participar do evento do 7 de setembro este ano, em razão da pandemia. Assim, os desfiles que ocorrem na Esplanada dos Ministério, em Brasília, e nas outras cidades não irão ser realizados hoje. De acordo com o ministério, "não é recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação".
Será feito também um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro durante quatro minutos em rede nacional pela televisão e pelo rádio às 20h.
Comments