top of page
Foto do escritorFemme News

Presidente Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz por deputado norueguês

Mesmo dizendo não ser um apoiador de Trump, esta é a segunda vez que Christian Tybring-Gjedde o indica ao prêmio


Por Natasha Silveira

Foto: Cristobal Herrera-Ulashkevich/EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado pelo deputado norueguês, Christian Tybring-Gjedde, para participar da lista de candidatos ao prêmio Nobel da Paz de 2021. Segundo informações da Fox News, o deputado faz parte da comitiva do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).


O deputado norueguês disse à Fox News que a indicação de Trump ao Nobel seria em razão da sua participação no acordo de normalização das relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos: “Eu acho que ele fez muito mais criando a paz entre duas nações do que outros nomeados ao Prêmio da Paz”.


Tybring-Gjedde afirmou em sua carta de indicação que o acordo entre os países poderá servir de exemplo para que outros países do Oriente Médio possam normalizar suas relações com Israel e acrescentou que “Esse acordo pode ser uma virada no jogo que vai levar a cooperação e prosperidade ao Oriente Médio”.


Porém, essa não seria a primeira vez em que o deputado norueguês teria indicado Trump para o prêmio de Nobel da Paz. Junto a outro político norueguês, o presidente americano teria sido recomendado em 2018 pelos seus esforços em incentivar que acontecesse uma reconciliação entre os países Coreia do Sul e Coreia do Norte. Por este mesmo motivo, o presidente também foi recomendado ao prêmio pelo Partido Republicano, apesar das negociações não terem evoluído.


No entanto, a indicação de Trump ao prêmio está entre outras centenas de indicações que a Fundação Nobel recebe durante o ano. Todas as candidaturas são consideradas válidas, mas ser indicado ao prêmio não quer dizer que será aprovado, os organizadores do evento só consideram realmente válidos aqueles que permanecem na lista final, que contém apenas cinco nomes indicados: "Todo ano, milhares de acadêmicos, professores universitários, cientistas, laureados anteriores com o Nobel, membros do parlamento e outros, são chamados a indicar candidatos ao prêmios Nobel para o próximo ano”.


Apesar da indicação ao prêmio não ser um processo muito difícil, só é aceita por aqueles considerados como chefes de Estado, integrantes de governos, membros do Tribunal Internacional de Justiça de Haia, professores universitários e outros ganhadores de algum prêmio Nobel. Só irão anunciar o prêmio de 2020 no ano que vem e até o momento já possui 318 candidatos, a lista dos candidatos é guardada em sigilo por cerca de 50 anos, entretanto a pessoa ou instituição que pretende se candidatar pode fazer a divulgação de sua proposta ao prêmio.


Comments


bottom of page