Ineficaz ao tratamento de COVID-19, a bula do medicamento seria alterada para incluir no tratamento
Nesta terça-feira, 11, em depoimento dado à Comissão Parlamentar de Inquérito, chamada também de CPI, que tem por objetivo investigar a condução de políticas públicas e ações do governo federal em meio à pandemia de COVID-19, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, confirmou que o governo de Jair Bolsonaro tentou alterar a bula do medicamento cloroquina para incluir em tratamento contra o novo Coronavírus.
A denúncia foi feita pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última semana e confirmada hoje no depoimento de Torres. Anteriormente, Mandetta disse que na ocasião, o presidente da Agência rechaçou a proposta, que também foi confirmada em seu próprio depoimento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cloroquina ou a hidroxicloroquina não apresentam eficácia no combate ao vírus. Entretanto, o então presidente da República, defende abertamente o uso do medicamento. Antônio Torres afirmou que até hoje nenhum estudo achou qualquer indício que comprove o contrário.
Também em seu depoimento, o presidente da Anvisa, alegou que houve uma reunião no Palácio do Planalto, em 2020, para discutir a mudança na bula da cloroquina.
Sendo questionado pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre quem teria sido o autor da proposta de alterar a bula, Barra Torres responde: “Eu não tenho informação de quem era o autor, quem teve a ideia”.
O documento citado buscava adicionar ao medicamento, ineficaz cientificamente comprovado, o uso indevido. Explicando, ainda, que uma alteração do tipo só pode ser realizada após apresentação de um “grande dossiê”, informando os novos usos.
“O documento foi comentado pela dra. Nise Yamaguchi, e eu tenho que dizer que tive uma reação até deselegante porque aquilo não poderia acontecer. Só quem pode modificar uma bula é a agência reguladora, desde que seja solicitado pelo detentor da fórmula”, afirmou.
Confira o vídeo da fala de Antonio Barra Torres.
Inacreditável o que a população tá sofrendo com esses homens no poder!!!!!!!!! Alguém tem que fazer alguma coisa sobre isso!!!