Eduardo Paes e Axel Grael se reuniram para pronunciamento oficial
Por: Thamires Melo
Na tarde desta segunda-feira (22), os prefeitos de Niterói e Rio de Janeiro, Axel Grael e Eduardo Paes, se reuniram para anunciar novas medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus. O pronunciamento contou, também, com a presença dos secretários de saúde dos municípios fluminenses, Daniel Soranz e Rodrigo Alves.
Após conversa com o atual governador do estado do Rio, Claudio Castro, vice de Wilson Witzel, no último domingo (21), os prefeitos decidiram adotar medidas de restrição unificadas a nível municipal, mesmo em discordância com o Governo do Estado. Paes disse, ainda, que as medidas restritivas não estão sendo tomadas com alegria e nem com prazer, mas sim por absoluta necessidade. “Ouvindo muito a ciência”, disse o prefeito.
O secretário da saúde, Rodrigo Alves, ainda afirmou que o quadro atual é muito mais grave do que o vivido no último ano. “É necessário que tenhamos medidas drásticas para que não prolonguemos esse processo, com medidas tomadas de forma consensual e técnica”, declara o secretário.
Além da antecipação de feriados, do dia 26 de março ao dia 04 de abril, ficou decidido que os atendimentos presenciais serão mantidos apenas para atividades essenciais, será instaurado teletrabalho para servidores e funcionários públicos, além do incentivo ao trabalho remoto em setores privados. Serão suspensas também cirurgias e procedimentos eletivos. Ficou também mantida a proibição de circulação de pessoas em vias públicas das 23h às 05h da manhã.
Confira a lista de estabelecimentos que deverão permanecer fechados durante o feriadão de 10 dias, a partir do dia 26 de março: museus, galerias, cinemas, casas de espetáculo e salas de apresentações, boates, danceterias, salões de dança, casas de festa, salões de cabeleireiro, barbearias, institutos de beleza e estética, clubes sociais e esportivos, serviços de lazer, parques de diversões e circos. Além disso, estão suspensos o atendimento presencial de bares, lanchonetes, restaurantes e semelhantes, quiosques em geral, incluindo os da orla marítima. Segundo o decreto as restrições também valem para estabelecimentos localizados em shopping centers, galerias e centros comerciais.
O funcionamento de creches, estabelecimentos de educação infantil, estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, estabelecimentos de esportes, música, arte e cultura, cursos de idiomas, cursos livres, preparatórios e profissionalizantes e autoescolas também estão suspensos.
Praias e parques abertos serão liberados apenas para atividades individuais, estando proibida a realização de atividades coletivas, banho de sol e de mar.
Serviços que seguem funcionando:
Lanchonetes, bares e restaurantes podem funcionar exclusivamente com a retirada de pedidos ou com entregas em domicílio, sem o consumo e permanência de clientes no estabelecimento. A regra segue a mesma para serviços de comércio de alimentos e bebidas, como padarias, supermercados, hortifrutis e outros, com recomendações de ampliação de horário.
São permitidos também, atividades voltadas para os animais como, assistência veterinária, serviços e comércios para suprimentos. Além de práticas voltadas para a saúde humana como, farmácias, comércios de equipamentos médicos, óticas e serviços assistenciais de saúde.
Alguns serviços que seguem funcionando normalmente são, o transporte de passageiros, estabelecimentos de vendas de materiais para construção, serviços funerários, telecomunicações, teleatendimento e call center, entregas à domicílio, construções civis e atividades industriais, bancos, lotéricas, comércio atacadista e de combustíveis. Hotelaria e hospedagem seguem abertos, porém com restrição no funcionamento de serviços de alimentação.
Comments