Para acontecer, os locais terão que seguir protocolos de segurança
Por Beatriz Costa
Nesta segunda-feira (10), foi publicado um decreto no Diário Oficial permitindo o retorno facultativo para eventos de negócios, cursos e atividades extracurriculares, como aula de idiomas, atividades profissionalizantes e ensino de artes. Para ambos, as Regras de Ouro — obrigar ao uso de máscaras e higienizar os ambientes periodicamente — devem ser obrigatoriamente seguidas.
O texto assinado pelo prefeito Marcelo Crivella afirma que nos caso dos eventos de negócios, como assembleias, seminários, workshops, simpósios, painéis, palestras e congressos, o espaço deverá funcionar com a metade da capacidade. Já os estabelecimentos de ensino que desejarem abrir devem funcionar com um terço da capacidade e assegurar o distanciamento mínimo de dois metros entre os alunos.
Na última sexta-feira (7), ocorreu uma reunião para decidir o retorno dessas atividades. O assunto foi debatido pelo Comitê Científico que avalia os indicadores da saúde para dar apoio ao plano de reabertura da cidade. A reunião contou com representantes do setor, um deles é o presidente da associação de promotores de eventos Apresenta Rio, Pedro Guimarães, que defendeu a retomada das atividades: “A paralisação do setor de eventos impacta na cultura, no turismo, no esporte. Tantas outras atividades já estão funcionando e nós, que somos capazes de nos organizar melhor que ninguém porque vivemos disso, continuamos sem poder trabalhar. Tivemos que nos reinventar nesta pandemia, fazendo lives, drive-in, mas precisamos retomar nossa atividade”.
Kommentare