top of page

Prefeitura do Rio anuncia a fase 4 na flexibilização de reabertura da cidade

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 16 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

A próxima etapa começa nesta sexta-feira e manterá as escolas fechadas, a princípio até o dia 3 de agosto



Por Natasha Silveira


Foto: Henrique Coelho/G1

A partir desta sexta-feira (17), a prefeitura do Rio irá iniciar a Fase 4 de reabertura após as medidas contra o novo coronavírus. Os esportes na areia da praia serão permitidos de segunda a sexta, entretanto as pré-escolas e turmas de 1º e 2º ano permanecerão fechadas, segundo o decreto municipal a permanência das escolas fechadas se estende até o dia 3 de agosto.


“As curvas estão dentro do previsto. Porém, nós estamos avaliando que, nessa situação se transporte e de segurança, nós precisamos adiar um pouquinho. Tivemos um número crescente de multas, o que não gostamos, e estamos ouvindo a opinião pública: 60% das pessoas que ouvimos acham prematuro abrir as escolas”, disse Crivella. Ainda nesta semana, o colégio Dantas Itapicurú, no Catete zona Sul do Rio, retornou com as aulas na segunda-feira (13), porém precisou fechar novamente as portas no dia seguinte após receberem uma denúncia de que estariam em atividade e descumprindo com o decreto feito pela prefeitura que proíbe a volta às aulas durante o período de pandemia, a direção da escola informou que houve um desentendimento e se confundiu pelo que foi decretado.


A fase 4 de reabertura também volta a abrir os pontos turísticos da cidade, mas com apenas um terço da capacidade, com restrição na quantidade de pessoas no local e mantendo o distanciamento mínimo de 4m por pessoa. Entretanto, alguns pontos permanecerão fechados até a primeira quinzena de agosto, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, o AquaRio e o RioStar. Outros pontos da cidade irão reabrir de forma conjunta e segura, para garantir o bem-estar e a preservação da saúde dos visitantes e dos funcionários, de acordo com a prefeitura, será realizada em breve uma campanha de descontos para os cariocas.


As piscinas nos clubes permanecerão fechadas para o lazer, mas estarão abertas para a natação, Na praia, será permitido os jogos de vôlei e futevôlei nas quadras de areia durante os dias de segunda a sexta, mas serão proibidos nos finais de semana. O estacionamento na Orla também estará autorizado a funcionar. A prefeitura informou que irá criar micropolos com bloqueios em 4 pontos mais movimentados da cidade para restringir o fluxo de pessoas, sendo eles: Olegário Maciel, Dias Ferreira, Praça Vanhargem e Nelson Mandela.


“As medidas de uso da máscara, afastamento social e uso de álcool gel têm feito com que as curvas caiam, de uma maneira vertiginosa. Isso nos deixa muito feliz”, disse Crivella. Segundo Flávio Graça, superintendente Inovação, Pesquisa e Educação de Vigilância Sanitária, o objetivo é que tenha um aumento na vigilâncias das ruas e impedir que se forme aglomerações, “A gente sabe que nesses polos a população está tendo um comportamento de aglomeração maior, e a gente precisa de uma fiscalização mais incisiva para não atrapalhar a atividade de bares e restaurantes”.


Em junho, o prefeito Crivella fez a anunciação do programa de flexibilização e relatou que previa um retorno à normalidade em agosto, mas a data precisará ser adiada devido os registros de mortes e casos confirmados da doença no Rio. "Há a possibilidade de enfrentarmos uma segunda onda da doença no Rio, com pessoas indo a bares e sem adotar cuidados para prevenir o contágio. A falta de testes para monitorar o avanço da doença também dificulta o rastreamento de casos, que podem subir rapidamente", afirma o pesquisador da Fiocruz, Diego Ricardo Xavier.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page