top of page

Prefeito de NY pinta slogan do movimento “Black Lives Matter” em frente ao edifício Trump Tower

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 10 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Reconhecemos a verdade de nós mesmos como americanos ao dizermos 'vidas negras importam'. Estamos corrigindo um erro", disse o prefeito. Por Natasha Silveira

Foto: Reuters/Shannon Stapleton A famosa Quinta Avenida, em Nova York, recebeu o slogan "Black Lives Matter" em frente à Trump Tower nesta quinta-feira (9) pelo prefeito Bill De Blasio e o reverendo Al Sharpton, junto a ativistas civis e organizações, que se juntaram para pintar o slogan em homenagem e apoio aos protestos antirracistas que ocorreram em diversas cidades americanas. O trabalho foi feito sob o olhar de alguns policiais e vários jornalistas que registraram o momento, mas já havia sido anunciado no mês passado pelo prefeito, apesar do presidente Donald Trump se manifestar contra.

Após Bill De Blasio divulgar seu plano para a luxuosa Quinta Avenida, Trump reagiu em seu twitter dizendo que iriam "denegrir" o local com um "símbolo de ódio", ao que o prefeito rebateu justificando que o ato seria justamente na razão de que o presidente visse as "três palavras pelas quais ele não possui respeito". A pintura foi feita em frente ao edifício Trump Tower, onde o presidente residia antes de ser eleito e se mudar para a Casa Branca, e continua como sede do seu grupo imobiliário, contou com a colaboração de diversos voluntários, inclusive a esposa de De Blasio, Chirlane McCray, também participou do ato.

"Quando dizemos 'vidas negras importam', não há declaração mais americana, não há outra mais patriótica, porque não existe América sem a América negra" afirmou o prefeito, que colaborou com algumas pinceladas no slogan. Outras manifestações de apoio também foram feitas em outros os pontos da cidade, em junho foi nomeado um trecho da 16th Street pela prefeita de Washington DC, Muriel Boswer, como "Praça Black Lives Matter", e inauguraram a pintura de um enorme mural amarelo na rua, que está a apenas um quarteirão da Casa Branca.

Os apoios ao movimento Black Lives Matters surgiram desde a morte de George Floyd, sufocado pelo joelho de um policial branco, no dia 25 de maio, em Minneapolis, e desde então a luta contra o racismo e a violência policial ganharam destaque, não só nas redes sociais como pelas ruas de diversas cidades do país. "Uma pintura é um símbolo lindo, mas não enfrenta o racismo sistêmico de nenhuma maneira. Por mais legal que seja, é importante focar nisso", relatou uma das manifestantes nesta quinta-feira, Francie Brewster, de apenas 17 anos, que participou da pintura do slogan na Quinta Avenida e de vários protestos contra o racismo.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page