top of page

Possível segunda onda de Covid-19

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 3 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Veja o cenário mundial e nacional com essa provável nova onda de contágio


Por Ana Modesto

Foto: Arquivos/AFP

Segunda onda é uma possibilidade

De acordo com o portal de notícias R7, o infectologista Carlos Fortaleza, do Departamento de Doenças Tropicais da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) explica que a segunda onda de contágio "é uma possibilidade em qualquer doença epidêmica transmissível" desde que a população não esteja imunizada, como ocorre com o Coronavírus.


Autoridades da Organização Mundial da Saúde disseram em 15 de junho, que estão trabalhando em estreita colaboração com a China para identificar a origem de uma segunda onda de infecções pelo novo coronavírus na capital, Pequim.


A suspeita principal estava relacionada ao maior mercado atacadista de alimentos da Ásia, ele é um dos principais centros de abastecimento de frutas e legumes de Pequim. Carne e frutos do mar também são vendidos no local, principal foco da onda de contágios que atinge novamente a China.


Uma segunda onda de Coronavírus na Austrália foi provocada pela postura errônea de seguranças de hotéis e das pessoas mantidas sob quarentena após desembarcarem no país da Oceania. Os seguranças admitiram ter feito sexo com hóspedes que deveriam vigiar no período de 14 dias.


A Alemanha passa também por uma nova onda de contágio, colocando 700 moradores de um prédio na cidade de Gottingen em quarentena após confirmar cerca de 100 casos de covid-19. Já a Nova Zelândia registrou seu 3º caso nesta semana depois de ter zerado as infecções pelo vírus. Enquanto Japão e Israel também temem mais uma onda de contaminações, na Coreia do Sul já é uma realidade.


A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) Carissa Etienne fez um alerta em 30 de junho sobre regiões que flexibilizaram medidas de isolamento social muito cedo, fortalecendo a ideia de uma segunda onda. De acordo com a mesma, o número de mortes por Coronavírus na América Latina podem chegar a 438 mil até outubro se as devidas medidas não forem obedecidas.


Quais os países mais afetados?

Estados Unidos e Brasil estão entre os países com o maior número de contaminações e óbitos. No qual somente eles dois somam 4.238.699 contaminados e 192.031 mortes. Em ambos, autoridades locais estão tomando decisões sobre reabertura da economia, flexibilização da quarentena e a ideia de imunização de rebanho.


Mas o que é isso?

Imunidade de rebanho é a proteção que se alcança quando a maior parte das pessoas já teve contato com o vírus e, por isso, se tornou imune a ele. Sendo necessário que 70% da população fique imune para alcançar essa condição, portanto mais pessoas precisam contrair a doença, e mais pessoas tem a chance de morrer.


O que mais causa estranheza em ocorrer uma segunda onda de Covid-19 no Brasil, seria o fato de ainda não termos nem conseguido sair da primeira. Ou seja, essa segunda onda pode nem ter acontecido ainda ou ser disfarçada como se fosse apenas uma extensa e única onda.


Como ela pode ser resolvida?

Isso depende de diversos fatores, como manutenção do isolamento social ou descobertas de formas de se imunizar. Pois mesmo após ser criado uma vacina feita pela Universidade de Oxford,já em testes, ainda deve ser preciso esperar até ano que vem para ter permissão de uso coletivo, e até lá muitas pessoas poderão perder suas vidas por esse vírus.


Por isso é preciso permanecer em casa, por enquanto.


Yorumlar


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page