Possível interrupção do Metrô e Ônibus no Rio de Janeiro
- Femme News
- 8 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Mais de 50 milhões de passageiros pararam de utilizar o transporte público desde março por conta das medidas restritivas.
Por Carolina Lopez

Depois do anúncio de uma provável suspensão na circulação dos trens da SuperVia em Agosto, o MetrôRio e a Fretranspor também mostram sinais de possível suspensão de atividade. Com mais de 50 milhões de pessoas deixando de utilizar os transportes públicos por conta das medidas restritivas no rio em função da COVID-19, o prejuízo já chega a R$ 35 milhões.
Segundo Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio: "No total, nosso déficit acumulado é de R$ 150 milhões. Nos últimos dias, mesmo com a flexibilização, a queda de passageiros continua elevada, em 73%. Essa é a situação mais difícil da história da empresa." Sem um auxílio do governo, representantes dos sistemas de transporte preveem dificuldades já a partir de setembro.
Ramalho acrescenta: "Esse é um serviço caro, dimensionado para transportar muita gente e com um custo fixo. Para operar um trem vazio, temos praticamente o mesmo gasto de um trem cheio. E diferente de outros estados, o metrô no Rio depende exclusivamente da tarifa. O caixa da empresa acaba em agosto. Temos dois meses para encontrar uma solução e estamos com todos os esforços direcionados para isso. Sem uma ajuda financeira nesse prazo, vamos ter dificuldades de honrar nossos compromissos e manter a operação. A consequência, depois disso, é a inviabilização do sistema"
A Setrans, Secretaria de Estado de Transportes do Rio, está negociando uma medida provisória para auxílio às empresas com a União.
Fonte: O dia
Comments